Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os deputados estaduais Tercilio Turini e Goura visitaram o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Iapar) e conversaram com dirigentes e pesquisadores sobre o projeto de criação do Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. A intenção é realizar um trabalho de conservação genética e desenvolvimento tecnológico para documentar espécies de plantas, criar acervo, produzir mudas e capacitar produtores no cultivo comercial no Paraná.

O pesquisador Daniel Soares Alves disse que o Horto abre espaço para identificar, caracterizar e perpetuar espécies de plantas, bem como pesquisar e extrair princípios ativos que possam originar produtos terapêuticos, medicamentos, itens aromáticos e condimentos. O investimento necessário é de R$ 1,7 milhão na construção de canteiros, estufas, berçários/casas de vegetação, alambrados, área administrativa, salas técnicas e de treinamento. O IDR/Iapar dispõe de área de 10 mil metros quadrados para implantação do Horto.

Tercilio Turini achou interessante o projeto e se dispôs a trabalhar em parceria com o deputado Goura para defender junto ao Governo do Estado a criação do Horto. “A pesquisa de plantas medicinais é fundamental para conhecer novos benefícios à saúde a partir de princípios ativos usados na formulação natural e na manipulação química.  A procura por alimentação saudável também amplia mercado para plantas aromáticas e condimentares. Com a expertise do IDR-Iapar, um projeto como esse pode desenvolver mais opções de cultivo aos produtores rurais”, comentou o deputado Turini.

Participaram da reunião quarta-feira à tarde os diretores do IDR-Iapar Rafael Fuentes e Altair Dorigo, o professor da UEL José Eduardo Lahoz que falou sobre o herbário da universidade, o pesquisador e ex-presidente do Iapar Onaur Ruano e assessores dos deputados Tercilio Turini e Goura.

Ricardo da Guia Rosa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.