Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Várias secretarias municipais vão participar do evento, que chega à sua 12ª edição e deve contar com a presença de 50 mil pessoas

Um dos maiores eventos de rua do Calendário Oficial do Paraná e do Município, o Dia da Sergipe é uma tradição em Londrina que já ganhou o coração da população. Organizado pelo Núcleo da Rua Sergipe do Programa Empreender, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), a 12ª edição do Dia da Sergipe será realizada neste sábado (16), das 9h às 14h. A Prefeitura de Londrina é parceira do evento, que terá várias secretarias municipais presentes atendendo a população.

A expectativa é de que passem pelo evento mais de 50 mil pessoas. Ao todo serão cinco quadras, entre as ruas Minas Gerais e Hugo Cabral, repletas de serviços gratuitos ofertados por diferentes entidades e instituições para a comunidade, desde cuidados com a beleza e saúde, recreação para crianças até orientação sobre diversos assuntos.

O público terá acesso a corte de cabelo, aferição de pressão e glicemia, maquiagem, esmaltação, avaliação nutricional e conscientização da causa animal, atendimento ao MEI com a Sala do Empreendedor, orientação empresarial através do Empreenda+ Londrina e muito mais.

A equipe da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) fará divulgação e encaminhamento para vagas de emprego, além de prestar orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital e o Seguro Desemprego. Já a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) levará para o Dia da Sergipe o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, que estará recheado de materiais como livros, revistas, vídeos e outras mídias, voltadas ao público infanto-juvenil para conscientização sobre o meio ambiente.

Por meio de uma parceria com o Governo do Paraná, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) estará no Ônibus Lilás, projeto do governo estadual que presta orientação psicológica e jurídica para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.

De acordo com a assessora de Planejamento e Gestão da SMPM, Rosangela Teruel, uma equipe multidisciplinar do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) fará a divulgação dos serviços da pasta, com distribuição de materiais informativos e cartazes. E, se necessário, também fará atendimentos. “O Ônibus Lilás é equipado com duas salas para atendimento individual e sigiloso, para garantir a privacidade das mulheres. É uma estratégia para ampliar a divulgação dos serviços da SMPM e promover a sensibilização da população sobre a prevenção e o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, nas formas previstas na Lei Maria da Penha, isto é, violências física, psicológica, moral, sexual e patrimonial”, elencou.

As equipes da Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também vão marcar presença no Dia da Sergipe. Ao longo de todo o evento, o público poderá conferir de perto maquetes e larvários representando algumas arboviroses, como a dengue. Os agentes vão orientar a comunidade sobre os cuidados preventivos, sinais e sintomas dessas doenças, com distribuição de panfletos educativos.

A programação cultural será realizada na Tenda da ACIL, a partir das 10 horas, com Lu Viola, Grupo Bom Odori, Banda Marcial do Colégio Marcelino Champagnat, Seven Hachi, e Ordem da Tormenta, com apresentação de Swordplay e Cosplay Realm encerrando a programação cultural com um mini concurso de Cosplay.

Para o presidente da ACIL e empresário da Rua Sergipe, Angelo Pamplona, o evento é sim uma oportunidade de movimentar o comércio dessa região, mas principalmente de celebrar uma rua tão importante para a história e economia da cidade. “O Dia da Sergipe é um evento para toda a família londrinense, é um ambiente tranquilo, seguro e saudável. Vale a pena prestigiar a programação cultural, usufruir dos serviços ofertados pelas entidades e instituições apoiadoras e ainda consumir no comércio local”, destacou.

Além da Prefeitura de Londrina, o Dia da Sergipe conta com o apoio de instituições públicas e privadas, incluindo a ACIL, Fecomércio, SESC, Senac, Sincoval, Sindióptica, Sebrae, Senai, Sesi, PUCPR, Sala do Empreendedor, Unicesumar, UEL, CMTU, Pitágoras/Unopar, Cohab, Sanepar e Governo do Paraná, além diversas empresas e empresários parceiros.

Trânsito 

Ao longo do evento, das 9h às 14h, o tráfego de veículos na Rua Sergipe será interditado no trecho entre Rua Mato Grosso até a Pernambuco. As ruas transversais ficarão liberadas para cruzamento, ou seja: ruas Minas Gerais, Rio de Janeiro, Avenida São Paulo, João Cândido.

No transporte coletivo, os ônibus que saem da Rua Brasil farão o seguinte trajeto: subirão pela Sergipe, Mato Grosso, Leste Oeste, Pernambuco, Benjamin Constant, Terminal Central. Os carros que vêm pela Mato Grosso, seguirão Mato Grosso, Leste Oeste, Pernambuco, Benjamin Constant, e Terminal Central.

Os carros que sobem a Celso Garcia Cid e vêm pela Mato Grosso, seguem reto a Mato Grosso, ingressam na Leste Oeste, Pernambuco, Benjamin Constant, até o Terminal Central.

Veículos, como os da região leste, que vêm pela Duque de Caxias, entram na Sergipe, Mato Grosso, Leste Oeste, Pernambuco, Benjamin Constant, Terminal Central.

Durante todo o evento, os pontos de ônibus da Rua Minas Gerais (Calçadão) e da Rua Sergipe (esquina com Rua Minas Gerais) ficarão desativados. Dessa forma, os usuários deverão embarcar no ponto anterior ou no ponto posterior.

Os carros que saem do Terminal Central e que, regularmente, sobem a Minas Gerais, irão reto pela Avenida São Paulo, Alameda Miguel Blasi. E a linha 806 seguirá reto pela Rua Pernambuco, Pio XII, Higienópolis.

NCPML/Assessoria da ACIL e da Assessoria da CMTU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.