Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Promovido em parceria com o curso de Ciências Sociais da UEL, levantamento busca conhecer usuários dos serviços e servirá como base para a criação de políticas públicas nas bibliotecas municipais

A Diretoria de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com o curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), lançou um questionário eletrônico para conhecer o perfil dos usuários que frequentam cada uma das sete bibliotecas públicas da cidade. São elas: Biblioteca do CEU, Biblioteca do Museu de Arte, Biblioteca Infantil, Biblioteca Lupércio Luppi, Biblioteca Municipal de Londrina, Biblioteca Ramal Vila Nova e Biblioteca Região Sul.

De acordo com a diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Araújo, participar deste levantamento e responder o questionário é uma forma da população ajudar na melhoria do atendimento nas bibliotecas. “Com esses dados, vamos ser capazes de compreender quem são as pessoas que utilizam as bibliotecas, suas motivações, necessidades e opiniões sobre os serviços ofertados. Dessa forma, estaremos sempre prontos para oferecer um serviço atualizado, acessível e de qualidade para a população de Londrina e Região.  Por isso, contamos com a participação de todos para que possamos obter os dados precisos e representativos”, citou.

Segundo o gestor social da diretoria de Bibliotecas, Eric de Mari, o levantamento terá como objetivo embasar ações de planejamento de políticas públicas. “A ideia é atualizar o perfil com dados das usuárias e usuários mais recentes, visto que faz alguns anos desde a realização da última pesquisa deste tipo. Além disso, também queremos que a pesquisa sirva como exercício prático de estágio, levando em consideração que esta é a primeira vez que a Diretoria de Bibliotecas atua como campo de estágio obrigatório para o curso de bacharelado em Ciências Sociais da UEL”, explicou.

No questionário “Quem são os usuários das Bibliotecas Públicas de Londrina?”, que ficará disponível até o dia 23 de Maio, os usuários respondem perguntas como: qual das unidades frequenta; qual a regularidade com que vai até a biblioteca; há quanto tempo frequenta a biblioteca; que tipos de literatura consome; para qual fim costuma utilizar a biblioteca; horário preferido, entre outras. “Toda a inovação e criação deste formulário de pesquisa partiu das nossas estagiárias, Julia Bianco e Gabriela Gervasoni e, enquanto exercício de estágio, ficará disponível para o público até o dia 23 de maio. Contudo, a pesquisa continuará aberta permanentemente para que, em todos os anos, possamos fazer uso deste levantamento de dados para construir as políticas públicas das bibliotecas municipais”, comentou Mari.bi

Após o fim do levantamento, todos os resultados obtidos pela pesquisa serão publicados na página das Bibliotecas do site da Prefeitura de Londrina (https://portal.londrina.pr.gov.br/bibliotecas). Eventualmente, os mesmos dados também poderão ser publicados pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), na forma de trabalho acadêmico e/ou relatório do estágio.

Ana Almeida/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.