Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Trazendo diversas atrações, incluindo concurso de música sertaneja, a festa foi um sucesso, promovendo a integração da comunidade e fortalecendo a identidade local

Com muita música ao vivo e variadas atrações culturais, o distrito de Paiquerê recebeu no último fim de semana, dias 9 e 10, a primeira Festa Rural da segunda edição do projeto “Festa é Cultura”. Ultrapassando público total de mais de 5 mil pessoas, o evento contou com a celebração de moradores de Londrina, áreas rurais e cidades como Cambé, Rolândia e Tamarana.

A festividade ocorreu em frente à Igreja Matriz de Paiquerê com a organização da Associação Arte e Cultura de Londrina (CORRE). O evento ainda teve o apoio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), London Music, Rádio Clube FM, ATZ Pneus e Ello Programa Assistencial, e contou com o patrocínio da Itaipu Binacional e da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Cultura, com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Dentre as autoridades municipais presentes na primeira festa do distrito de Paiquerê, estiveram o prefeito Marcelo Belinati, o vice-prefeito João Mendonça, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, a Secretária de Educação Maria Tereza de Moraes, o presidente da CMTU Marcelo Cortez, o superintendente da ACESF Péricles José Deliberador, a vereadora Sônia Gimenez e a vereadora Lenir de Assis.

O que não faltou na festa foram as barracas cheias de delícias e visitantes ávidos pela gastronomia local. Para distrair o público durante os shows, a festa rural contou com crepes, lanches de pernil, churros, maçã do amor, costela assada, torresmo, cocadas, paçoca, milho-verde, pastel, entre outros. Peças de artesanato, brinquedos infantis, acessórios e roupas country também fizeram parte dos itens encontrados no espaço.

A primeira etapa do concurso de música sertaneja “Teodoro e Sampaio” chamou atenção da comunidade por suas produções musicais. Os três finalistas, que vão concorrer na etapa final do concurso no distrito de Guaravera, foram os artistas Álvaro Alves, Jordino Neto e Tiago Luziano. Com composições de autoria própria, o Rio Tibagi foi a temática abordada por Neto e a cultura caipira escolhida por Alves.

A atração no segundo dia de festa foi a música ao vivo do trio sertanejo Projeto Q’Entoa. O show ocorreu durante o Almoço Rural e teve uma recepção muito boa pelas famílias, moradores e trabalhadores da festa.

Para o prefeito Marcelo Belinati, eventos culturais como esse fortalecem a identidade local e a integração das comunidades. “As festas rurais nos distritos representam uma tradição que tinha acabado e que fizemos questão de resgatar na nossa administração. Valoriza os distritos, movimenta a economia e gera oportunidades de renda para os moradores dos nossos distritos”, afirmou Belinati.

Segundo a coordenadora geral do CORRE e organizadora do evento, Rose Castanho, o saldo da festa foi positivo, com uma atuação muito proveitosa por parte dos trabalhadores, vendedores e dos artistas locais e regionais.

“A Associação (CORRE) avaliou que a festa foi muito boa pela competência da equipe e todos os fatores que a gente verificou e ouviu do público estão sempre sendo corrigidos, para que as próximas edições possam melhorar.”, relatou a organizadora.

Vale lembrar que o “Festa é Cultura 2024” ainda ocorrerá em mais dois distritos esse ano. A próxima festividade será nos distritos de São Luiz, entre os dias 20 e 21 de abril,  e em Guaravera, dias 11 e 12 de maio.

Manu Barioni/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.