Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Oito segmentos da comunidade local mostraram as ações em andamento em busca de novas parcerias com o poder público

Representantes da Prefeitura de Londrina, da Copel e do Ecossistema de Inovação de Londrina reuniram-se esta semana, em videoconferência, para apresentar as ações desenvolvidas pela comunidade local de startups. O intuito é promover a troca de projetos e experiências entre o poder público e as empresas de tecnologia e inovação, para solução dos desafios e viabilização novos negócios.

A reunião virtual ocorreu na tarde de segunda-feira (12), e teve a participação do secretário municipal de Governo, Alex Canziani; do superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel Distribuição, Julio Omori; o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira; da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Fabian Trelha; e representantes de oito governanças em inovação.

Para o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, o encontro foi muito produtivo, com chances de gerar novas oportunidades. “A questão da inovação é muito presente na administração do prefeito Marcelo Belinati. E nós temos um ecossistema muito forte, com várias verticais. Em outra reunião, já havíamos nos reunido com o diretor de inovação da Sanepar. E a Copel, como a maior empresa pública do Paraná, com certeza poderia ser uma parceira importante também. Essa proximidade pode gerar mais negócios para nosso ecossistema como um todo”, afirmou.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, é também um dos fundadores da Red Foot, comunidade que iniciou em 2016 agrupando startups de Londrina e expandiu para toda a região norte do Paraná.

Moreira explicou que o encontro trouxe todo o ecossistema de inovação e os segmentos da cidade. “O intuito era apresentar o que temos feito e ouvir da empresa quais suas demandas que encaixem com nossas governanças. Tivemos a presença de todos os representantes das verticais, trazendo o que é feito em Londrina, assim como a Prefeitura mostrou nossas ações em que a Copel pode ter interesse. A primeira ideia é uma aproximação e, nos próximos passos, encaixar os interesses”, citou.

Segundo o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel Distribuição, Julio Omori, a companhia tem interesse em se alinhar a propostas inovadoras, ainda mais quando são oriundas de empresas do Paraná. “Queremos estar na frente, preparados, e estamos sempre atentos no estado a quem tiver condições de nos ajudar nesse âmbito de inovação. O simples fato de termos esse tipo de reunião, apresentação de iniciativas, esse intercâmbio de conhecimento e mapeamento de possíveis potenciais parceiros é muito válido”, ressaltou.

Omori destacou também a solidez e sinergia do Ecossistema de Inovação de Londrina. “Me chamou muita atenção a maturidade que o ecossistema tem, e a pluralidade também, com representantes de várias áreas. Fiquei muito surpreso pois é difícil conseguir esse nível de representação. Mas Londrina tem essa vocação, é reconhecida fora. Foi muito interessante foi conhecer esse trabalho. É um time coeso, com representatividade e diversificado, que aparenta estar em um nível de maturidade avançado e muitos projetos sendo realizados, com iniciativas palpáveis”, disse.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.