Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A OAB-Londrina lança, oficialmente, nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, o projeto de combate à fraude das cotas de gênero nas eleições municipais. O lançamento será às 10 horas, com transmissão pelo canal da OAB-Londrina no YouTube (https://youtu.be/NpheNi_v6RQ).

Os trabalhos serão desenvolvidos pelas comissões de Direito Político e Eleitoral, da Mulher Advogada e dos Advogados Iniciantes, com participação e apoio da diretoria da entidade. O coordenador da comissão de Direito Político e Eleitoral da Subseção, Alexandre Guimarães Melatti, informa que serão disponibilizados um número de whatsappe um endereço de e-mail para o envio de denúncias, que serão avaliadas por um colegiado formado por cinco advogados e advogadas.

As comissões, acrescenta Melatti, formaram um grupo de trabalho para acompanhar as 16 cidades que integram a Subseção de Londrina para fiscalizar, além das cotas de candidaturas, também o recebimento de fundos públicos.

O projeto decorre de um termo de cooperação proposto pela OAB-PR e que tem a participação do Ministério Público Eleitoral, Ministério Público do Paraná e Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

" A OAB de Londrina irá  apoiar e trabalhar com ações por meio de nossas comissões para que as cotas femininas sejam efetivamente respeitadas nas eleições parlamentares", adianta a presidente da entidade, Vânia Queiroz. Ela participou do lançamento do projeto e já na ocasião manifestou o apoio de Londrina nas ações na região.

O termo de cooperação tem por objetivo garantir o respeito à legislação eleitoral e garantir efetividade de participação das pessoas de acordo com as regras de gênero que aprimorem a qualidade da democracia, seja observando os percentuais de vagas de cada gênero, seja distribuindo proporcionalmente os recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário. O foco é combater as candidaturas “laranjas”, que utilizam pessoas que recebem os recursos e os repassam por meios ilícitos a outros candidatos, prejudicando a efetiva participação feminina. A diretrizes de trabalho estão consolidadas em uma cartilha que conclama “Participação das mulheres na política: Seja um fiscal do povo”, que pode ser acessada pelo site da OABPR.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.