Em encontro com representantes da ANTT, vereadores cobram Contorno Leste e melhorias para Londrina
Os vereadores de Londrina participaram, ontem (22), de encontro na Subseção de Londrina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo foi buscar notícias sobre as obras que serão incluídas no novo modelo de pedágio a ser implantado nas rodovias que cortam o Paraná. Nesta segunda (21), após um movimento encampado pelos vereadores, pelo Executivo Municipal, por deputados estaduais e federais e representantes de entidades civis, o prefeito Marcelo Belinati (PP) informou que uma obra muito aguardada será incluída nas concessões das estradas à iniciativa privada: o Contorno Leste de Londrina.
No final de junho, uma comitiva londrinense composta por vários vereadores (Emanoel Gomes, Lu Oliveira, Eduardo Tominaga e Jairo Tamura) havia se reunido em Brasília com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para solicitar a inclusão da obra nas concessões das rodovias paranaenses, sob responsabilidade da ANTT. “Essa causa é pleiteada pela Câmara de Vereadores, pelos deputados de Londrina estaduais e federais, pela sociedade civil organizada. Tenho certeza de que essa é uma pauta de interesse público e que, uma vez a notícia sendo positiva, a gente poderá ter um avanço para Londrina e o Norte do estado”, afirmou o presidente do Legislativo, vereador Emanoel Gomes.
Segundo o procurador-geral da ANTT, Milton Carvalho Gomes, as rodovias do Paraná incluídas nas concessões à iniciativa privada foram divididas em seis lotes e os editais referentes às estradas da região de Londrina (lotes 3 e 4) devem ser publicados apenas no primeiro semestre de 2024. “O projeto [dos lotes 3 e 4] vai retornar para análise do TCU [Tribunal de Contas da União]. A decisão de governo vai ser incluir nesse projeto que vai para o TCU o Contorno Leste, que é tão aguardado aqui pela população. A gente tem expectativa de que esse debate se aprofunde. O governo é muito sensível a esse tema, sabe da necessidade de incluir esse trecho no contrato de concessão dos lotes 3 e 4. Isso vai ser discutido e acho que há um otimismo grande de que isso seja de fato incluído nos próximos lotes”, disse à imprensa Milton Carvalho Gomes. Além de Gomes, esteve presente na reunião a subprocuradora da ANTT, Sílvia Machado Leão.
Entenda
O Contorno Leste é uma ligação rodoviária entre a PR-445 e a BR-369. Entre outros benefícios, a obra ajudaria a desafogar o trânsito e reduzir acidentes na área urbana de Londrina, especialmente na Dez de Dezembro, ao desviar para a rodovia veículos que hoje passam dentro da cidade. O contorno também abriria um outro acesso ao Aeroporto Internacional Governador José Richa e criaria uma nova região para instalação de empresas e geração de empregos, entre outros benefícios.
Milton Carvalho Gomes lembrou que o lote 4 já contempla o Contorno Norte, obra que prevê desviar o trânsito da BR-369, que hoje passa por dentro da área urbana de Londrina. Durante a reunião, a vereadora Lenir de Assis (PT), relatora da Comissão Especial de Acompanhamento do Novo Modelo de Pedágio do Paraná da Câmara, reforçou com os representantes da ANTT a importância de que não seja instalada uma praça de pedágio na PR-445, no trecho que vai de Londrina até o entroncamento com a BR-376, em Mauá da Serra. A praça criaria uma cobrança entre quem se desloca dos distritos rurais para a cidade de Londrina e vice-versa.
Marcela Campos/Asimp
#JornalUniãoLeia também: