Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nos dias 22 e 29 de junho serão homenageadas pessoas e instituições com atuação de destaque no município

Neste mês de junho, a Câmara Municipal de Londrina (CML) realizará duas solenidades para entrega de homenagens, sendo uma delas coletiva. Os eventos serão realizados na Sala de Sessões do Legislativo, abertos ao público e terão transmissão pelas mídias sociais do Legislativo.

No dia 22, às 20 horas, o produtor rural Paulo César Pelisser Maciel e o pastor Paulo Fernando Romanholi Constantino serão homenageados com títulos de Cidadão Benemérito. Na mesma cerimônia, a CML entregará a Medalha Ouro Verde ao Grupo Salus – Saúde Londrina União, à Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros da Paz nº 25 e à Associação Promocional Londrina Viva – Prolov de Londrina.

As homenagens

Em Londrina podem ser concedidos quatro tipos de honrarias, conforme a lei nº 11.538, de 19 de abril de 2012: Título de Cidadão Honorário, Título de Cidadão Benemérito, Medalha Ouro Verde e Diploma de Reconhecimento Público.

O Título de Cidadão Benemérito destina-se a pessoa nascida em Londrina e que tenha se distinguido por feitos excepcionais em qualquer ramo de atividade, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa ou cidadão, pela concessão de benefícios de excepcional relevância ao município ou por notáveis feitos públicos em prol da comunidade.

O Título de Cidadão Honorário destina-se a pessoa que não nasceu em Londrina e que tenha se distinguido por feitos excepcionais em qualquer ramo de atividade, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa ou cidadão, pela concessão de benefícios de excepcional relevância ao município ou por notáveis feitos públicos em prol da comunidade.

O Diploma de Reconhecimento Público destina-se a agraciar pessoa física ou jurídica que, pela sua atuação ou pela sua qualidade humana, cívica, intelectual, política ou profissional tenha se destacado em âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional.

Já a Medalha Ouro Verde é concedida a entidade, órgão, instituição, empresa privada ou pública, com sede no município, que, por suas atividades, em qualquer ramo, haja se distinguido de forma notável ou relevante e isto tenha resultado em benefícios públicos, diretos ou indiretos, para o bem da comunidade.

Veja o currículo dos homenageados:

22/06, quarta, 20 horas

Paulo César Pelisser Maciel – O homenageado recebeu o Título de Cidadão Benemérito por meio da lei municipal nº 13.048/2020, do ex-vereador Péricles Deliberador. Filho de José Ferreira Maciel e Aparecida Pelisser Carraro Maciel, nasceu em Londrina em 18 de janeiro de 1968. O homenageado cresceu junto com seus irmãos, Márcia e Anderson, em um sítio de cinco alqueires de terra, localizado no Patrimônio Usina Três Bocas, onde passou a ajudar o pai no trabalho diário. Foi no ambiente rural que se viu realizado, pois gostava da lida com o gado, sobretudo a ordenha das vacas. Com o pai, o homenageado trabalhou por anos na leiteria, chegando a tirar mais de mil litros de leite diariamente na ordenha a mão. Paulinho, como é conhecido, casou-se com Sônia Regina Martiolli Sudo e é pai de cinco filhos: Carolina, Fernando, Tiago, Beatriz e Sofia. Com o pai doente, assumiu a leiteria da família e as cotas da Cooperativa Cativa de Londrina. Na Cativa, foi convidado a integrar o Conselho de Lideranças, passando pelo Conselho Administrativo, em uma época em que a cooperativa passava por um período crítico, com possibilidade de que suas instalações, na Rua Bélgica, fossem a leilão – o que não ocorreu graças aos esforços dos cooperados. Na Cativa, também ocupou os cargos de vice-presidente e presidente, tornando-se conhecido como Paulinho da Cativa.

Paulo Fernando Romanholi Constantino – O homenageado recebeu o Título de Cidadão Benemérito por meio da lei municipal nº 13.001/2020, do ex-vereador João Martins. Nascido em Londrina em 7 de julho de 1961, Paulo Fernando Romanholi Constantino é filho de Nair Romanholi e Vitório Constantino. É pastor evangélico, teólogo e pós-graduado em Missões Urbanas pela Faculdade Teológica Sul Americana. Fundou, em 1991, o Centro de Assistência e Recuperação de Vidas Morada de Deus, entidade sem fins lucrativos destinada a atender usuários de drogas e álcool na modalidade Comunidade Terapêutica e que recebeu da Câmara de Londrina o Título de Utilidade Pública, por meio da lei municipal nº 4.884/1991. Os trabalhos do centro começaram em uma modesta casa de madeira, na Vila Nova, com capacidade de acompanhamento de 16 internos do sexo masculino. Após passar por outras três sedes, a Comunidade Terapêutica passou a atuar, em 2018, em uma chácara no bairro Limoeiro, onde, em 2019, já apresentava capacidade para 104 atendimentos em regime de internação. Em 2017, o centro também passou a ofertar vagas na modalidade de acolhimento institucional de pessoas em situação de rua, em parceria com o Município de Londrina. Paulo Fernando Romanholi Constantino também contribuiu para a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas.

Grupo Salus - Saúde Londrina União Setorial – O grupo recebeu a Medalha Ouro Verde pela lei municipal nº 13.041/2020, do vereador Jairo Tamura (PL). Formado pela união de hospitais, universidades, empresas e associações, foi criado em 2009 para fortalecer o setor de saúde em Londrina como polo de excelência, a partir da integração da cadeia produtiva. Entre outras ações, destaca-se a atuação do grupo no planejamento do Polo de Saúde de Londrina e para a implementação do Centro de Tecnologias e Inovação em Saúde (Cetis). No âmbito do mercado, ressalta-se a atuação no Conecta Saúde, com encontros bimestrais de conteúdo, capacitações para indústrias e empresas de serviços de saúde, rodadas de negócios, inovação e oportunidades da área da saúde e promoção de Maratonas de Inovação (Hackathons e Startup Challenge) no Hospital Evangélico, na Santa Casa e no Hospital do Câncer de Londrina.

Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros da Paz nº 25 – Recebeu a Medalha Ouro Verde pela lei municipal nº 12.960/2019, do ex-vereador Péricles Deliberador. A loja Cavaleiros da Paz nº 25, da Ordem Maçônica, participa da promoção de eventos sociais e filantrópicos desde 1969. Entre outras atividades, a instituição auxiliou em campanhas do agasalho destinadas a famílias carentes, participou do Clube dos Doadores de Sangue de Londrina, ajudou a criar o Conselho de Segurança de Londrina, patrocinou palestras de cunho educativo e social a membros do seu quadro e a convidados, e trabalhou para a reativação e manutenção do Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos, hoje denominado Instituto Roberto Miranda. A instituição foi declarada de utilidade pública pela lei municipal nº 3.484, de 16 de agosto de 1982.

Associação Promocional Londrina Viva (Prolov) – Recebeu a Medalha Ouro Verde pela lei municipal nº 12.908/2019, do vereador Roberto Fú (PDT). A Associação Promocional Londrina Viva (Prolov) é uma entidade civil de caráter assistencial, sem fins fins econômicos, que acolhe gratuitamente homens com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. A gratuidade é possível por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas, além de convênios firmados com o governo federal e o Município de Londrina. A entidade oferece cinco refeições diárias, itens de higiene e acompanhamento social, psicológico, psiquiátrico e espiritual. A utilidade pública da Prolov foi reconhecida pela lei municipal nº 10.052, de 21 de setembro de 2006.

29/06, quarta, 20 horas

Estacenter Parking – Recebeu a Medalha Ouro Verde pela lei municipal nº 12.676/2018, do vereador Jairo Tamura (PL). Fundada em 1991, a Estacenter Parking administra estacionamentos e tem como objetivo oferecer segurança e valorização aos empreendimentos e facilitar a mobilidade urbana eficiente. A empresa também desenvolve ações de cunho social. Dentre os beneficiados pela homenageada, está o Centro de Atendimento Integração à Criança, que recebeu recursos na área audiovisual e foi contemplada com a criação do Laboratório de Informática, e o Centro de Educação Infantil Irmãs de Betânia.

Vinicius Frigeri/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.