Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade abre os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e integra programação do Mês da Consciência Negra

Além de sofrerem com o preconceito e a violência de gênero, as mulheres negras, indígenas e ciganas também vivenciam a discriminação racial, étnica e de classe social. Para debater a questão da interseccionalidade, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e a Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial promovem, nesta quarta-feira (25), o webinário Violência contra a Mulher e a Intersecção Étnico Racial.

Aberto a todos os interessados, o evento será transmitido ao vivo, das 9h às 12h, através da plataforma Zoom, com o ID 689 681 5784. Além de marcar a abertura oficial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a atividade integra a programação do Mês da Consciência Negra. Participarão do webinário: a médica especialista em Saúde da Família, Fátima Cardoso; a assistente social e mestranda em Serviço Social, Gilsa Pereira; a secretária executiva da União Cigana do Brasil e da Confederação Brasileira Cigana, Nardi Casanova; e a assistente social do Hospital Zona Norte (HZN), Alexsandra Moreira.

De acordo com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Liange Doy, o debate sobre interseccionalidade possibilita que o enfrentamento à violência contra a mulher vá além de uma única perspectiva. “Quando analisamos conjuntamente gênero, raça, etnia e classe social, isso contribui para que possamos ampliar as políticas públicas, para que elas sejam efetivas a todas as mulheres”, destacou.

Já a gestora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Fátima Beraldo, que mediará a discussão, frisou que o evento abordará formas de violência que frequentemente passam despercebidas. “As mulheres negras, indígenas e ciganas costumam ser invisíveis para a sociedade. Através deste debate rico, queremos mostrar, sob diversas perspectivas, que o preconceito e a violência assumem várias formas”, pontuou.

GT Étnico-Racial

Durante o webinário, será lançado o grupo de trabalho (GT) Étnico Racial, que integrará a Rede de Enfrentamento da Violência contra a Mulher. A iniciativa, que é uma política pública promovida pela Prefeitura de Londrina, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, terá o propósito de levantar dados sobre a violência contra as mulheres negras, indígenas e ciganas em Londrina. Munido dessas informações, o grupo vai propor a criação de fluxos e políticas públicas que garantam o acesso de todas as mulheres aos serviços da Rede de Enfrentamento.

Campanha

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é um movimento internacional que começou em 1991 e já possui adesão de 160 países. A ação foi criada por ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres, da Organização das Nações Unidas (ONU). Em Londrina, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SMPM), com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Para conferir a programação completa da campanha, clique aqui.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.