Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade será realizada na tarde desta quarta-feira (20), como parte do Programa de Preparação à Aposentadoria

Nesta quarta-feira (20), será realizado novo encontro do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) da Prefeitura de Londrina. Tanto os servidores que estão prestes a se aposentar como os que se aposentaram recentemente são convidados a comparecerem no auditório do Parque Arthur Thomas, a partir das 13h30. Os participantes terão uma tarde voltada ao autocuidado, com atividades de meditação e arte-terapia, e farão um passeio pelo Parque, localizado na Rua da Natureza, 155.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), o PPA tem como objetivo principal contribuir para que o servidor da Prefeitura faça uma transição harmoniosa para sua aposentadoria. Dessa forma, a cada mês o programa traz palestras sobre temas diversos, como finanças, previdência social, saúde mental e física, entre outros tópicos relevantes e que vão orientar sobre como melhor conduzir essa nova fase da vida.

A assistente social da SMRH, Marcelle Diorio, contou que neste encontro de quarta-feira (20), os participantes serão apresentados à importância do cuidado com a saúde mental e do autocuidado. “Vamos iniciar com uma reflexão sobre essa temática, trazendo opções de atividades que todos poderão realizar em seu tempo livre, principalmente após a aposentadoria, de forma que coloquem o autocuidado como algo primordial”, destacou.

Em média, os encontros do PPA têm tido participação de cerca de 25 pessoas a cada edição. E, segundo Diorio, a Comissão responsável tem atuado na revisão do programa, de forma que consiga atrair e reunir uma quantidade maior de servidores. “A importância maior do PPA é preparar seus servidores para essa nova etapa da vida que é a aposentadoria, mostrando a importância de se planejarem em diferentes aspectos. Dentre eles, emocional, financeiro, familiar, organização do tempo, escolha de novas atividades e, até mesmo, na definição de um novo papel social”, complementou.

E no auditório do Parque Arthur Thomas, o professor Valdir de Oliveira, da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), começará a programação com uma acolhida aos servidores e um breve momento de meditação. “Nessa apresentação, eles serão convidados a contarem o que desejam, qual seu propósito no mundo. E em seguida, faremos uma pequena meditação, preparando-os para sentirem no corpo esse ambiente natural, rememorando momentos que eles tiveram de contato com a natureza e sensibilizando para a próxima atividade, que será a trilha no Parque”, detalhou.

Os servidores serão conduzidos pelo biólogo da Sema, Jorge Akira, e vão percorrer juntos a Trilha do Tatu, incluindo no passeio uma visita à cachoeira do Arthur Thomas. O percurso tem, aproximadamente, 1.200m de extensão.

Oliveira acrescentou que, após um intervalo para lanche, o grupo retorna ao auditório do parque para uma oficina arte-terapêutica. “Faremos uma dobradura de coração e, relacionando a vida profissional e pessoal, vamos refletir sobre os sentimentos que compõem esse coração, sejam eles positivos ou negativos. Todos os corações serão entrelaçados em uma espécie de tear, sinalizando que temos o poder e a capacidade de seguir com esses sentimentos, bem como somos responsáveis pelas nossas escolhas e pelo autocuidado. E, ao final, veremos um vídeo para uma sensibilização, seguido de um momento de partilha”, finalizou.

E no mês de outubro, quando é comemorado o Dia do Servidor Público, a reunião do PPA 2023 vai trazer o tema “Os vários recomeços da mesma pessoa”, com encontro marcado para o dia 18, no auditório da Prefeitura de Londrina.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.