Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Realizado pela Agência Espacial Brasileira, juntamente com IFPR e Sebrae, evento está com as inscrições abertas e tem apoio da Prefeitura

Na próxima terça (28) e quarta-feira (29), será realizado em Londrina o 1º Encontro Paranaense de Empreendedorismo e Inovação no Setor Espacial. Promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), junto com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Londrina e o Sebrae-PR, o evento é gratuito e as inscrições ainda estão abertas. Para confirmar a participação, basta acessar o site www.even3.com.br/encontropeise2022/ e preencher o formulário.

As atividades do 1º Encontro Paranaense de Empreendedorismo e Inovação no Setor Espacial irão ocorrer no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval). O endereço é rua Governador Parigot de Souza, 220.

A Prefeitura de Londrina é uma das apoiadoras do encontro, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), cujo objetivo é identificar oportunidades de negócios e de atendimento às necessidades de recursos humanos na área de business do Setor Espacial, para a atuação de empresas, startups e pesquisadores de áreas correlatas.

Para o diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira, Cristiano Augusto Trein, o evento representa mais um passo do estado do Paraná na sua inclusão como protagonista no Setor Espacial Brasileiro. “Discutiremos o mercado espacial e as possibilidades que se apresentam a empreendedores e a investidores locais e regionais. O Paraná é profícuo no desenvolvimento tecnológico e tem muito o que aproveitar da disseminação das tecnologias espaciais. Há possibilidades no desenvolvimento de aplicações e de negócios para vários setores, como o do agronegócio, o de energia e o de cidades inteligentes, especialmente no âmbito da Constelação Catarina”, citou.

Trein acrescentou que, para tal, o empreendedorismo local precisa conhecer e discutir caminhos, além de se capacitar e de se envolver ativamente; e o evento fará essas conexões. “Além disso, como resultado, deve gerar subsídios para o desenvolvimento de um curso, em Londrina, na área de empreendedorismo no setor espacial. A Agência Espacial Brasileira encontrou grandes parceiros no estado do Paraná que, certamente, contribuirão muito para o desenvolvimento das cadeias de valor do setor espacial em todo o País”, frisou.

Integrante da organização do Encontro Paranaense, a consultora do Sebrae-PR, Alessandra de Almeida, explicou que o evento é resultado de uma visita técnica a Brasília, quando representantes da Prefeitura, startups e entidades de Londrina compareceram em vários órgãos do governo federal, acompanhados pela deputada Luísa Canziani.

Dessa visita, que incluiu no roteiro a Agência Espacial Brasileira (AEB), foram articuladas várias parcerias. Um deles já foi oficializado, o Acordo de Cooperação Técnica n° 02/2022, celebrado em março entre a AEB e o Campus Londrina do IFPR. “Com essas agendas, também surgiu a oportunidade de realizar esse evento, com o objetivo de disseminar as oportunidades e falar mais a respeito do Setor Espacial, ainda inexplorado e com bastante chance de desenvolvimento de novos negócios. Há um nicho de mercado com campo para ser aproveitado por essas empresas e empreendedores. Quem quiser conhecer e entender melhor esse ramo, seja estudante, pesquisador ou empreendedor, é convidado a participar”, afirmou a consulta do Sebrae-PR.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, reforçou que a aproximação com a AEB é extremamente importante para Londrina, porque cria um ambiente favorável para que as empresas da cidade desenvolvam soluções utilizando as ferramentas da Agência Espacial Brasileira, fomenta os negócios e incentiva a inovação. “E para a Codel, faz todo sentido apoiar e participar desse evento. É um começo de uma jornada promissora, de formarmos juntos um ambiente propício para que Londrina ingresse no Setor Espacial com toda sua expertise em tecnologia e inovação”, comentou.

Com abertura programada para às 9h de terça-feira (28), o 1º Encontro Paranaense de Empreendedorismo e Inovação no Setor Espacial vai discutir, no primeiro dia de atividades, temas como tecnologia e o Setor Espacial, dados espaciais, tecnologias emergentes, e nanossatélites.

Dentro dessa agenda, às 17h30, o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, conduz palestra sobre o Ecossistema de Inovação de Londrina. “Irei apresentar as ações do ecossistema de Londrina, no geral; como o Tecnocentro, as governanças da cidade, enfim, todo o arranjo produtivo que acontece aqui de forma integrada e que chamamos de ecossistema de inovação”, citou.

Moreira também deve abordar o papel do poder público, citando a Prefeitura e a Codel como exemplos de atuação. “A própria AEB cita que existem muitas oportunidades com a própria agência, e que os estados poderiam aproveitar melhor esse espaço para criar negócios. Esse encontro é uma primeira ação que tenta criar esse ambiente na cidade, para que se firmem novos projetos que utilizem a infraestrutura embasada na AEB. É uma iniciativa pioneira, com vários agentes do Estado vindo para contemplar. E a Codel auxilia a fomentar e criar um ambiente propício para a inovação, seja na área espacial como nos outros setores, apoiando o empreendedorismo de forma geral”, concluiu.

No segundo dia de evento, as atividades estão programadas para ocorrer das 9h às 17h, quando haverá a cerimônia de encerramento. As palestras de quarta-feira (28) vão abordar os seguintes tópicos: Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, Cidades Inteligentes e aplicações espaciais, Agronegócio 4.0, Empreendedorismo no Setor Espacial, Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, e Apoio à captação de recursos financeiros.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.