Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As duas cidades buscam recurso junto ao Governo do Estado

O projeto de iluminação pública em LED em um trecho de 21 quilômetros entre Londrina e Cambé foi entregue na terça-feira, dia 26, ao Chefe do Gabinete do Governador, Darlan Scalco, pelo deputado Tiago Amaral e o diretor presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi. A iluminação em LED vai modernizar e melhorar a qualidade da iluminação pública no trecho entre os KM-65 e o KM-87, no perímetro urbano das duas cidades.

Pedestres e motoristas terão mais segurança em 21 quilômetros da rodovia que tem grande fluxo de veículos e de pedestres. As duas cidades estão ligadas pela PR-445.

O projeto vinha sendo estruturado pelas duas cidades. Em junho houve uma reunião na prefeitura de Londrina com o prefeito Marcelo Belinati, o prefeito de Cambé, Conrado Scheller, o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, e o deputado Tiago Amaral para tratar desse projeto e buscar investimento do Governo do Estado para deixar a região mais segura com iluminação em LED por todo o trajeto entre as duas cidades.

Além da ação política que está sendo articulada por Amaral, os prefeitos das duas cidades também contam com o aval de entidades da sociedade civil organizada, como as associações comerciais e industriais de Londrina e Cambé (ACIL e ACIC), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Londrina (Sinduscon Norte), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal) e Sociedade Rural do Paraná (SRP). Os representantes de todas elas assinaram um manifesto público de apoio ao projeto, que também foi entregue ao governo do Estado.

 “A iluminação em LED começará no viaduto Jamile Dequech, no bairro União da Vitória, passa pelos bairros Santa Rosa e Bandeirantes, em Cambé, até a saída para Sertanópolis. Um grande projeto que integra as duas cidades com mais segurança para pedestres e motoristas”, afirma o deputado estadual Tiago Amaral. Bairros residenciais e inúmeros estabelecimentos comerciais fazem parte do trecho, além de passar no entorno do campus da UEL, Unopar e Faculdade Pitágoras.

O presidente da Londrina Iluminação (antiga Sercomtel Iluminação), Claudio Tedeschi, destaca que o projeto é bem completo: são 1.090 luminárias LED no total, “com duas luminárias, da melhor qualidade e potência, em cada poste de aço galvanizado de 12 metros de altura. Cada luminária é voltada para uma das pistas, numa distância de 40 metros entre os postes”, explica ele. A Londrina Iluminação S/A é uma companhia da Prefeitura de Londrina.

Rosi Guilhen/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.