Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A EGL tem reconhecimento em âmbito nacional, atuando na formação dos servidores públicos municipais e do público externo, por meio de diversos cursos ofertados

A Escola de Governo de Londrina (EGL), vinculada à Secretaria Municipal de Governo (SMG), comemora 5 anos de fundação com diversas conquistas, parcerias, formações e projetos executados. A EGL atua na formação dos servidores municipais de Londrina e, também, na formação do público externo por meio de cursos ofertados para a população. Até agora, a escola emitiu mais de 159 mil certificados e possui 26.140 usuários cadastrados. Participaram de seus cursos 5.539 turmas.

Para celebrar a data, foi realizada solenidade ontem (28), na sede da Caapsml, com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito João Mendonça, que representou o prefeito Marcelo Belinati. Ele parabenizou a EGL de Londrina por todas as suas conquistas, e os servidores municipais pelo bom trabalho executado no Município. “Temos, em Londrina, servidores extremamente qualificados e empenhados com a realização de suas funções. Sinto muito orgulho de fazer parte desta administração e de celebrar tantas conquistas da EGL, que certamente contribui para a qualidade do serviço público prestado em nossa cidade”, enfatizou.

A Escola de Governo de Londrina foi regulamentada a partir da publicação da Lei Nº 12.771, de 9 de outubro de 2018, mas atua desde 2015, quando o primeiro Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi criado para atender a formação dos servidores municipais de Londrina. O projeto foi idealizado pela professora e servidora municipal Andrea Carvalho Beluce, atual diretora da escola, que já atuava com ensino e aprendizagem em ambientes on-line na Secretaria Municipal de Educação.

O secretário municipal de Governo e procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, ressaltou que a Escola de Governo é um projeto vitorioso, da administração do prefeito Marcelo Belinati. A iniciativa capacita o servidor público municipal, da administração direta e indireta, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço público e dar condições para que os servidores desempenhem bem as suas habilidades.

Esteves, que também é servidor público municipal, enfatizou que a Secretaria de Governo tem muito orgulho deste projeto, que deu muito certo. “A Escola de Governo de Londrina tem sido referência em nível nacional e estadual. E a Prefeitura de Londrina tem uma equipe de servidores muito eficiente, que não mede esforços para fazer o melhor trabalho possível. Isso muito nos orgulha e estamos deixando este legado para a cidade”, frisou.

A diretora da EGL, Andrea Beluce, explicou que toda formação que acontece pelo Município é gerida pela Escola de Governo. “A maioria dos cursos são ministrados pelos servidores e, sempre que há interesse, também são disponibilizados para os cidadãos. Este aniversário é uma conquista dos servidores, os quais oportunizaram estas realizações e construíram esta história. O que nós queremos é que, cada vez mais, esta escola se propague e contribua para a qualificação do servidor público”, destacou.

Em 2023, a grande conquista da EGL foi a instalação do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) tornando-a, com isso, a primeira escola de governo que atua como polo presencial junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). A UAB tem parcerias com diversas universidades, entre elas a UEL, UEM, Unicentro e Unila, para ofertar não apenas cursos de capacitação, como também de graduação, de especialização e tecnológicos, gratuitos, para os servidores e população.

A EGL também tem parceria com a Escola de Gestão do Paraná (EGP) do Governo do Estado do Paraná; com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), sendo que a EGL é a única escola de governo municipal que participa do Programa Enap em Rede; com a Associação de Municípios do Norte do Paraná (Amunop); Escola de Governo do Distrito Federal; e com os municípios de Assis, Turvo e Guarapuava, além de Santa Helena e Maringá, cujos trâmites para a celebração de parcerias estão em andamento.

Durante a comemoração dos 5 anos da Escola de Governo, foram apresentadas novidades que acontecerão em 2024. Uma delas será a implantação do Sistema Automatizado de Certificação, que já está sendo implantado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura. A outra conquista prevista para este ano é a instalação de um estúdio de filmagem e gravação, cujo projeto foi apresentado nesta manhã.

Também estiveram presentes, à mesa de honra, o ex-secretário de Governo e atual presidente da Codel, Alex Canziani; e a secretária municipal de Recursos Humanos, Jullianna Faggion Bellusci. Participaram, ainda, outros secretários e servidores municipais.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.