Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Além da criação do livro digital, a escola também ganhou uma reforma completa; unidade completará 53 anos em março e terá evento de reinauguração

A Escola Municipal Carlos Kraemer, localizada na rua Tremembés, no Jardim Castelo, região leste de Londrina, completará 53 anos em março de 2024. Para celebrar a data, além da reforma completa que ocorre no prédio da instituição, será produzido um e-book intitulado “Nossa escola, nossas histórias”, reunindo relatos de pessoas que estudaram e trabalharam no local. A escola atende hoje cerca de 700 alunos, da Educação Infantil (P4 e P5) ao Ensino Fundamental (1º a 5º ano), além de uma turma de EJA no período noturno.

A ideia de elaborar um livro digital surgiu da diretora da escola, Daniela Marchi Santos. No cargo desde o ano passado, ela relatou que em vários locais onde comentava trabalhar na Carlos Kraemer, as pessoas tinham alguma coisa para contar sobre a unidade escolar. Envolvida com a história da escola e com a comunidade escolar, tendo em vista que o local será reinaugurado, Santos decidiu iniciar a produção de um e-book.

Para conseguir agrupar as informações para montar o material, as turmas foram divididas. Enquanto alguns grupos estão entrevistando pais e professores, outros reúnem informações e curiosidades sobre a escola. A equipe também está pesquisando em arquivos e entrando em contato com ex-professores, ex-alunos e professores que atuaram lá, enviando perguntas que facilitem o relato de cada um.

Nesse processo, os alunos também estão ajudando com buscas de material junto às suas famílias e pessoas conhecidas, para pesquisas de fotos e histórias de gerações que passaram pela escola.

Desse modo, toda a comunidade está envolvida. “A escola toda está empenhada, trabalhando no ‘resgate’, memória e valorização da nossa história”, celebrou a professora Jessica Saboia, responsável por organizar as informações para o livro.

Com o lançamento de “Nossa escola, nossas histórias”, a intenção é que Londrina e toda a comunidade possa conhecer e reviver a trajetória da escola Carlos Kraemer. “A ideia é que este seja um momento de conexão entre família, escola e todos que já passaram por aqui. Afinal, muitos ajudaram a escrever essa história”, disse Saboia. Quando pronto, o livro digital será divulgado e disponibilizado nas redes sociais, tendo a rede social Instagram como principal meio de comunicação.

Reinauguração – Atualmente, a escola está finalizando uma grande reforma predial, iniciada em 2019, que permitiu modificar espaços antigos e construir áreas onde antes não havia edificação. “É quase uma reconstrução da escola”, apontou a professora Adriane Sanches Vicente Gouveia, que está há 30 anos no local.

As obras deram origem a um novo complexo para a Educação Infantil, agora separada do Ensino Fundamental, que possui seu prédio próprio. Foi criada uma nova área de cozinha e refeitório, que antes ficava em uma ala toda de madeira. E setores administrativos foram transferidos para um prédio separado em posição estratégica..

A reforma e ampliação da escola, que ocupa um quarteirão inteiro, foi realizada aos poucos, possibilitando assim, a manutenção das atividades funcionais. A obra está nos ajustes finais e deve ser concluída nos próximos dias. Um evento, programado para o início de março, será realizado marcando a reinauguração do espaço escolar.

Gabriel Navas/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.