Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação será nesta quarta-feira (18), das 16h às 18h, e tem como objetivo a sensibilização sobre o uso da faixa

Quem passar pelas imediações do Bosque Marechal Cândido Rondon nesta quarta-feira (18), na altura do nº 400 da avenida Rio de Janeiro, terá oportunidade de aprender sobre trânsito de uma maneira alegre e interativa.

Para chamar a atenção de pedestres e motoristas quanto à utilização das faixas de segurança, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promoverá, das 16h às 18h, esquetes teatrais para divulgar a campanha “Olhe e Sinalize”.

As intervenções, que integram a programação do Maio Amarelo na cidade, visam sensibilizar quem anda a pé sobre os riscos de atravessar a via em lugares inadequados e de maneira incorreta, sem indicar a intenção para quem está ao volante.

Por meio de breves apresentações teatrais e interações com o público, a Coordenadoria de Educação da CMTU abordará a importância dos procedimentos de estender a mão na cabeceira da pista para pedir passagem, fazer contato visual com os condutores e, só então, com o fluxo completamente parado, iniciar a travessia.

Já em relação aos motoristas e motociclistas, a ação buscará reforçar a ideia de proteção ao elo mais frágil do trânsito: os pedestres. São responsáveis pelas atuações os estagiários de Artes Cênicas da companhia, Matheus Mendes e Roberto Bruno, com roteiro e direção da relações-públicas Mara Diniz de Assis.

Além de ser falta de respeito, deixar de dar prioridade a quem está a pé, na faixa de segurança a ele destinada, é infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Campanha

Lançada em 2017 como nova etapa da campanha “Pé na Faixa”, a “Olhe e Sinalize” tem como foco o direito do pedestre de utilizar as faixas. O diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, lembra, no entanto, que a preferência de passagem vale apenas para locais não semaforizados. “Nos cruzamentos onde o fluxo é disciplinado por dispositivos eletrônicos, o sinaleiro é quem determina a hora de atravessar”, frisou.

Entre janeiro e abril deste ano, 72 pessoas foram atropeladas em Londrina. Do total de vítimas, 4 vieram a óbito. Em 2021, o número de mortes entre pedestres ficou em 20.

Danylo Alvares/Ascom/CMTU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.