Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Áreas exclusivas para torcedores cadeirantes estão sendo renovadas com pintura, sinalização e guarda-corpos; também há a revitalização e readequação em corrimãos das arquibancadas e em trechos de escadarias

Uma das principais áreas esportivas e de lazer de Londrina, cartão postal da cidade, o Estádio do Café, na região norte, vem recebendo uma série de serviços de adequações e acessibilidade. O objetivo das obras, iniciadas em julho e realizadas pela Prefeitura de Londrina, é aprimorar as condições estruturais e visuais, fazendo com que este equipamento público se torne mais convidativo, seguro, confortável e amigável às pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Quem frequenta o estádio nos jogos do Londrina Esporte Clube (LEC) consegue observar algumas das mudanças já realizadas.

Todas as melhorias possibilitadas por essa iniciativa beneficiarão torcedores e visitantes do estádio que precisam de suporte, sejam cadeirantes ou pessoas que possuem mobilidade reduzida ou deficientes visuais. Para isso, a Prefeitura está investindo R$ 517.547,14 para executar as obras, realizadas pela empreiteira contratada, a Urban Green – Serviços Urbanísticos Eireli. O prazo de execução é de três meses, com previsão de término até 30 de setembro deste ano. Do valor total da obra, R$ 477.500,00 são provenientes do Ministério da Cidadania, viabilizado por emenda pelo então deputado Federal Boca Aberta em 2020.

Estão sendo feitas melhorias como nova sinalização, demarcação e pintura do piso principal do anel superior, onde há espaços exclusivos para cadeirantes, com novos guarda-corpos de proteção. Após as reconfigurações, o estádio passará a contar com 260 vagas exclusivas para cadeirantes.

Também há a reconstituição e redistribuição dos corrimãos em aço nos pontos centrais de descida para as arquibancadas, incluindo escritos em braile, além da readequação estrutural em partes das escadas, o que incluí demolições e construção de novos degraus e sinalização luminosa.

Os serviços ainda abrangem implantação de novas placas (em alumínio e acrílico), adesivos e elementos de comunicação visual para a identificação dos novos dispositivos, incluindo áreas de circulação das escadas e sanitários.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, frisou que todos os trabalhos e atualizações promovidas por meio deste pacote estão sendo realizados conforme as normas solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, seguindo a legislação pertinente. “Estamos atuando para resolver alguns problemas de acessibilidade que hoje trazem dificuldades às pessoas com deficiência, facilitando a vida dos torcedores cadeirantes e com outras condições que necessitam de suporte especial”, comentou.

Nesse sentido, Oguido ressaltou que ambientes e dispositivos do Estádio do Café precisavam ser atualizados. “A obra segue todas as exigências e tudo está sendo feito com muito cuidado e carinho. Tudo isso ajudará muito para que possamos garantir um atendimento de maior qualidade e mais equilibrado no estádio, sendo que todos os espectadores merecem e devem ser tratados com igualdade. Os jogos agora serão momentos de mais tranquilidade, segurança e diversão para todos”, destacou.

Ainda segundo o presidente da FEL, a Prefeitura de Londrina tem a intenção de realizar uma segunda parte das obras de acessibilidade, que seria viabilizada por meio da abertura de outro processo licitatório, ainda sem definição. Os projetos incluiriam reforma e adequações dos banheiros do estádio, bem como em acentos da arquibancada coberta, entre outras ações.

Outras melhorias no Café

Durante 2022, o Estádio do Café recebeu diversas melhorias feitas pela Prefeitura de Londrina. Por meio de mobilizações integradas de força-tarefa, realizadas em diferentes etapas e envolvendo secretarias e órgãos municipais, esta praça esportiva e de lazer passou por mudanças importantes. “As ações contaram com empenho da FEL, CMTU, secretarias de Obras e do Ambiente (Sema), além da Londrina Iluminação (LI). Essa somatória de forças vem sendo muito importante para fazermos a manutenção e aprimorar as condições do nosso estádio”, disse.

Na área do gramado de futebol, onde são disputados os jogos, houve pintura no entorno, nos muros, portões e ferragens. Os bancos de reservas foram pintados, assim como os bancos onde ficam os vestiários, o mastro da bandeira e os mobiliários em volta do campo. Foi construído um novo muro na área de acesso da torcida visitante, como forma de aprimorar a entrada do público a este espaço.

Outros trabalhos foram a troca de portas dos vestiários e manutenção em outras portas e portões. O muro externo, na entrada da bilheteria principal, também recebeu pintura, e, além disso, houve serviços de capina, roçagem e limpeza nas partes interna e externa do estádio, que também ganhou reforço na sinalização.

A parte hidráulica do estádio teve vazamentos solucionados, com reconstituição de tubulações, troca de torneiras e outros componentes em sanitários, vestiários e outros pontos. Além dos ajustes estruturais, as arquibancadas, banheiros e bares foram pintados. O estacionamento da torcida foi totalmente recapeado e sinalizado.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.