Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento será nesta sexta (14), às 15h, no Recinto José Garcia Molina, no Parque de Exposições Governador Ney Braga

Nesta sexta-feira (14), a Câmara de Londrina realizará reunião pública na ExpoLondrina para apresentar diagnóstico e soluções para recuperação e manutenção das estradas rurais do município. Organizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio em parceria com a Presidência do Legislativo, o evento começará às 15 horas, no Recinto José Garcia Molina, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

O objetivo é propor alternativas para a conservação e manutenção das estradas rurais do município, utilizadas para escoamento da produção agropecuária, transporte de estudantes e deslocamento de moradores. Nas últimas semanas, os vereadores da comissão e representantes da Prefeitura realizaram uma série de visitas técnicas e reuniões para conhecer novos métodos de manutenção de estradas do campo.

 “O nosso objetivo nesta reunião, nada mais é do que estimular os agentes políticos e os gestores públicos a olharem com mais carinho e abrirem as portas para as novas ideias, novos produtos, novos métodos de recuperação das estradas rurais e, ao mesmo tempo, sensibilizar os deputados para que destinem verbas exclusivamente para a recuperação das estradas rurais de Londrina”, afirmou o vereador Nantes (PP), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio da Câmara de Londrina.

Participarão como explanadores Régis Choucino, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Londrina; Antônio Carlos Barreto, chefe regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) em Londrina; e um representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a ser confirmado.

Também foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), Núcleo Regional de Educação, Núcleo Regional da Casa Civil, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Embrapa Soja, Instituto Água e Terra (IAT), Ministério Público do Estado do Paraná, além de cooperativas, sindicatos e deputados estaduais e federais da região.

O presidente da Câmara de Londrina, vereador Emanoel Gomes (Republicanos) ressaltou a importância de o Legislativo estar presente da ExpoLondrina e abrir este canal direto de comunicação com os produtores rurais. “É muito importante a Câmara de Vereadores se posicionar. Ela estará presente neste dia que foi agendado para esse fórum de debates acerca das estradas rurais de Londrina, estradas que tanto são utilizadas para escoamento da safra da nossa região. Então, é um evento muito importante. Tenho certeza de que deste fórum nós vamos extrair muitas coisas boas e concretas em benefício das nossas estradas”, disse.

Visitas técnicas

A reunião pública é o desdobramento de uma série de visitas técnicas e reuniões realizadas pelos vereadores da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Londrina. O grupo visitou o município de Toledo, no oeste do Paraná, na semana passada, para conhecer um programa de pavimentação das estradas rurais, que utiliza produtos químicos para estabilizar o solo, realizado por uma empresa pública municipal (leia mais). A comitiva também esteve em Ortigueira para verificar um modelo parecido utilizado nas vias rurais, porém feito por uma empresa privada (leia mais). Além das visitas técnicas, parlamentares e representantes da Prefeitura estiveram em Curitiba, em conversa com o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara em busca de alternativas para garantir a manutenção e conservação das estradas rurais de Londrina (leia mais).

O Município de Londrina possui aproximadamente 900 quilômetros de estradas rurais, sendo a manutenção de boa parte delas de responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que possui, desde 2019, um convênio com o governo do estado para conservação destas vias, utilizando cascalho e moledo.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio da Câmara de Londrina tem como presidente o vereador Nantes, vice-presidente a vereadora Lu Oliveira (PL) e como membro o vereador Eduardo Tominaga (PSD).

Vinicius Frigeri/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.