Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Teias da Inovação é um evento gratuito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que visa incentivar o empreendedorismo em municípios brasileiros; inscrições estão abertas

O projeto Teias da Inovação MCTI promove mais um evento gratuito e chega à sua 12ª edição on-line nesta quinta-feira (5). Com o tema "Startups e indústria: acelerando a relação para maior integração do ecossistema e geração de valor mútuo", o programa, desta vez, foca no município de Londrina (PR), com debates sobre como criar um relacionamento mais fluido entre as Startups e as Indústrias locais. O objetivo é promover um maior desenvolvimento tecnológico focando nas demandas do mercado e, por consequência, gerando valor e aumento da competitividade nacional. Apesar de ter foco regional, o evento tem abrangência nacional e qualquer pessoa interessada pode se inscrever pelo site: http://www.teiasdainovacao.com.br .

Dados do Mapeamento do Ecossistema de Startups Paranaenses, divulgado pelo Sebrae, mostram que o Paraná tem mais de mil startups (8% do total do Brasil) em mais de 20 segmentos diferentes. O levantamento mostrou que Londrina é a cidade com o maior número de startups fora da capital, com 85 delas atuando. Curitiba tem 164. Mais de 10 mil pessoas trabalham nessas empresas em todo o estado.

O evento de Londrina, que segue a linha do Teias em focar análises nas áreas de ciência, inovação e tecnologia, contará com a participação de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). "A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar inovação e novos negócios. Os debates trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação", conta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto.

Entre os palestrantes estão:

- Marlon Pascoal, CTO na Arbo Imóveis, engenheiro da computação, Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Inteligência Artificial, Controle e Automação. Cofundou a adeliveria.com, startup de pedidos de comida londrinense vendida para o iFood, em 2015. É um dos líderes da Redfoot, a comunidade de startups do norte do Paraná;

- Cristiano Russo, coordenador na aceleradora Hotmilk, Senior Advisory na BioEdTech Inovação em Bioimpressão 3D e Membro na ABSS (Associação Brasileira de Startups de Saúde);

- Silvia Massruhá, Chefe Geral e pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária, com doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e mestrado na área de automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp.

A mediação, desta vez, ficará sob a responsabilidade de Roberto Moreira, CEO da Mystra Tecnologia e Diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), um dos fundadores da Redfoot.

O Teias da Inovação é uma iniciativa do MCTI em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), e tem o apoio da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). Realizado em diferentes cidades do Brasil e agora também em âmbito nacional, o projeto tem como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais.

Entre os temas abordados estão transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento. "O programa promove uma aproximação entre o MCTI e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável", afirma Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI.

Edições anteriores

Antes de ser reconfigurado para o momento da pandemia, o Teias da Inovação MCTI esteve presente nas cidades de Cuiabá (novembro/2019), Aracajú (janeiro/2020) e Vitória (março/2020). Foram debatidos, respectivamente, os temas: "Communities Meeting - Conectando Ecossistemas de Inovação", "Perspectivas e Futuros para a Inovação em Sergipe" e "Make Together - Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação".

Já on-line, o projeto teve 11 edições, tendo somado mais de mil inscrições e chegado a mais de 110 cidades brasileiras:

- Quatro de foco nacional (edições 1, 3, 5 e 8, em 04/06, 07/07, 06/08 e 09/09, respectivamente), com os temas, na ordem: "Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros"; "Teias para Startups: Financiamento, Investimento e Fomento à Inovação Durante e Pós-Pandemia"; "Academia e Indústria: Investimento e Relacionamento Para a Inovação Durante e Pós-pandemia"; e "Organização, funcionamento e replanejamento dos ecossistemas brasileiros de inovação para competitividade global".

- Sete de foco regional (edições 2, 4, 6, 7, 9, 10 e 11, em 18/06, 21/07, 18/08, 25/08, 24/09, 08/10 e 22/10, respectivamente). Os temas e as cidades abordadas foram, na seguinte ordem: "Instrumentos de Fomento e Incentivo à Inovação e Empreendedorismo" (Caxias do Sul-RS); "Cidades Inteligentes: Conexões e Transformações para o Futuro" (Juazeiro do Norte-CE); "Integração e desenvolvimento do ecossistema regional de inovação de Macapá" (Macapá-AP); "Vocação Local: Inovação com foco em Energias Renováveis, Tração e Mobilidade Elétrica" (Jaraguá do Sul-SC); "Inovação na prática: desenvolvimento de atores regionais" (Boa Vista-RR); "Vocação Regional: Organização do Ecossistema Maranhense para Inovação Aeroespacial", (São Luís-MA); e "Tendências de futuro para Goiás: educação e mercado" (Goiânia-GO).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.