Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade on-line, que faz parte da programação do Mês da Consciência Negra, acontecerá nesta sexta-feira (20)

Durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus, muitas mulheres e homens negros vêm atuando na linha de frente, em serviços presenciais de grande importância para a sociedade. Para homenagear esses trabalhadores, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) e a Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial promoverão um evento on-line, a partir das 19h30, nesta sexta-feira (20), data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra.

A presidente do CMPIR, Maria Eugênia Almeida, explicou que, na ocasião, será realizada uma cerimônia para entrega do prêmio Vilma Santos de Oliveira – Yá Mukumby a representantes de diversas categorias profissionais. “A ideia é homenagear segmentos como profissionais da saúde, entregadores, empregadas domésticas e professores do ensino fundamental, médio e superior. Muitos desses trabalhadores são negros e a sua atuação, que é essencial nesses tempos de pandemia, precisa ser lembrada e valorizada”, disse.

A atividade faz parte da agenda de comemorações do Mês da Consciência Negra. Ela será transmitida ao vivo através da página de Facebook do Conselho (https://www.facebook.com/igualdaderaciallondrina) e é aberta a todos os interessados. Além da presença de representantes de diversos setores profissionais, o evento contará com a participação de autoridades locais e a realização de apresentações culturais.  A cerimônia também incluirá uma homenagem às vítimas de violência racial e feminicídio, com o objetivo de promover uma reflexão sobre igualdade e justiça.

Dia da Consciência Negra

Instituído através da Lei Federal no 12.519, de 2011, o Dia Nacional da Consciência Negra homenageia o líder negro Zumbi dos Palmares, que lutou pela emancipação da população escravizada. Em Londrina, as comemorações referentes à data também contarão com a realização de uma carreata, no sábado (21), com a concentração marcada para às 14h30. Em seguida, às 15 horas, os automóveis sairão do Estádio do Café e percorrerão diversas regiões da cidade. Um caminhão de som e músicos estarão presentes. Todas as precauções de saúde e segurança serão respeitadas durante a realização do evento.

Yá Mukumby

Vilma Santos de Oliveira, conhecida como Yá Mukumby, foi uma importante líder social e religiosa em Londrina, assassinada em 2013. Sua trajetória foi marcada pela defesa da cultura e religiosidade afro-brasileira, assim como pela luta antirracismo.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.