Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aos 65 anos, Antônio Luiz Galves voltou a trabalhar e estudar, saindo de situação de vulnerabilidade, após ser atendido pelo CRAS Centro-B e pela entidade Serviço de Obras Sociais (SOS)

 “Eu me sinto renovado e rejuvenescido, pois a educação vai me permitir continuar com o processo de reconstrução pessoal que comecei há dois anos. Essa transformação só está sendo possível graças aos serviços da rede de assistência social de Londrina. Ela é formada por pessoas comprometidas e dedicadas, que fazem um trabalho de alto nível, útil e necessário”, comentou Antônio Luiz Galves, de 65 anos, sobre sua aprovação no vestibular para o curso de história da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Entre maio e setembro de 2019, Galves residiu no acolhimento mantido pelo Serviço de Obras Sociais  (SOS) – entidade parceira da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) – que oferece serviços de acolhimento adulto para pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo ele, esse período foi fundamental para que pudesse recuperar sua autonomia e independência, após ter passado por diversos momentos difíceis, incluindo crises pessoais e financeiras.

Galves havia sido encaminhado para a unidade após receber atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – Centro B.  De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, o trabalho da pasta visa oferecer às pessoas em situação de vulnerabilidade a oportunidade de superação, por meio de planos de trabalho individualizados e voltados à realidade de cada atendido. “Os serviços da assistência fornecem todo o respaldo para a superação das situações de vulnerabilidade e/ou rua. São políticas públicas que compõem uma trilha da cidadania, unindo a saúde, educação, habitação e trabalho, visando o resgate da cidadania”, frisou.

Galves contou que nasceu em 1955, em Santo André (SP), filho de um casal de boias-frias sem educação formal. Com muito esforço, conseguiu concluir duas graduações, em administração de empresas e economia, e iniciou uma bem-sucedida carreira como empreendedor do ramo de brinquedos e utilidades domésticas, chegando a ter uma indústria, em São Paulo, com cerca de 1.200 funcionários.

 “Infelizmente, acabei fazendo algumas escolhas erradas do ponto de vista pessoal e profissional, que me levaram a perder tudo. Há 14 anos, mudei para Londrina e recomecei minha vida como empresário do setor de vestuário. Cheguei a ter cinco lojas, mas tive dificuldades e acabei caindo novamente. Dessa vez, não tive como me recuperar. Estava com depressão, não conseguia me recolocar profissionalmente, minha luz tinha sido cortada e eu estava para ser despejado porque não tinha como pagar o aluguel. Foi nesse momento que descobri a rede socioassistencial, que acabou sendo um divisor de águas para mim”, disse.

Inicialmente, Galves procurou o CRAS Centro-B, que lhe ofereceu alimentação, na forma de uma cesta básica, e então fez o encaminhamento para o Serviço de Obras Sociais (SOS), entidade que tem convênio com a Prefeitura de Londrina e atende homens a partir dos 18 anos de idade.

A psicóloga do SOS, Ana Carolina Ferreira, explicou que, além do pernoite e alimentação, os acolhidos recebem atendimento psicológico e social, assim como encaminhamento para vagas de trabalho e oportunidades de qualificação profissional. “Nosso objetivo é que as pessoas recuperem sua auto-estima, independência, capacidade de organização financeira e protagonismo. Trabalhamos para que isso seja alcançado de forma segura e respeitando as características de cada um”, afirmou.

Galves permaneceu no abrigo por quatro meses e 21 dias. Após obter um emprego como vendedor de software comercial, o profissional com décadas de experiência reconquistou sua autonomia.

“Fiquei dois anos como vendedor e agora estou abrindo minha própria empresa, também no setor de Tecnologia da Informação (TI). Resolvi estudar história para continuar abrindo meus horizontes, aprendendo coisas novas e trocando experiências com meus futuros colegas. Quero ser um exemplo para a minha filha de sete anos e também para outras pessoas que estão passando por dificuldades. Elas precisam saber que existe uma estrutura de apoio governamental muito séria, que ajuda quem deseja mudar de vida. Isso é um direito de todos”, pontuou.

Atuação

O Serviço de Obras Sociais de Londrina (SOS) executa o acolhimento com atendimento integral para homens adultos em situações de risco, itinerantes e trabalhadores sazonais. A entidade tem capacidade para acolher 21 pessoas, oferecendo pernoite, quatro refeições diárias, atendimento psicológico e social. Além disso, o SOS oferece aos cidadãos atendidos acesso à documentação e encaminhamento para emprego e capacitação profissional, assim como assistência para que recuperem vínculos familiares e sociais.

O plano de trabalho seguido pela entidade é elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que monitora, acompanha e subsidia o serviço financeiramente e tecnicamente. Dessa forma, as atividades realizadas pelo SOS estão inseridas nas políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.