Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Compartilhamento do corredor será permitido das 9h às 16h; segunda etapa de intervenções na via prevê a implantação de Zona Azul

A partir desta quinta-feira (2), a faixa exclusiva para ônibus na avenida Duque de Caxias, área central de Londrina, poderá ser utilizada por veículos comuns no período entre 9h e 16h. A mudança vale para um trecho de cerca de 1,3 km entre as avenidas Leste-Oeste e Juscelino Kubitschek (JK). Atualmente, carros que não integram o transporte coletivo podem fazer uso do corredor especial somente das 19h às 7h.

O diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, explicou que, antes das 9h e após as 16h – faixa de horário de tráfego mais intenso – a prioridade de circulação na canaleta voltará a ser dos ônibus. Dessa forma, automóveis e motocicletas poderão acessar o espaço apenas para conversões à direita.

Recentemente, o trecho que receberá as alterações foi sinalizado pela CMTU. O trabalho envolveu a instalação de placas e a demarcação de novas pinturas na pista. Houve também a implantação de quatro câmeras de monitoramento, que, aliadas à atuação dos agentes de trânsito, serão responsáveis por fiscalizar a correta utilização da faixa.

Cortez destacou que a segunda etapa de intervenções na Duque de Caxias inclui a criação de vagas de Zona Azul. A introdução do estacionamento regulamentado, que também irá funcionar das 9h às 16h, tem como objetivo garantir a rotatividade dos locais de parada.

Após o intervalo de implementação das novidades chegar ao fim, a companhia procederá com as atividades de patrulhamento. “Vamos orientar a população por aproximadamente uma semana, para só depois começarmos a fiscalização efetiva”, informou o diretor.

Demanda antiga dos comerciantes da região, o compartilhamento da faixa exclusiva na via, assim como a implantação de Zona Azul, pretendem tornar a Duque de Caxias mais atrativa. “Trará mais fluidez ao trânsito e contribuirá para aumentar o movimento das lojas”, assegurou Cortez.

Em vigor desde julho de 2010, a canaleta foi uma realização da Prefeitura de Londrina por meio da CMTU, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul) e da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.