Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ação abre espaço para artesãs de Londrina mostrarem e venderem seus trabalhos, estimulando a geração de renda

A área externa de entrada da Prefeitura de Londrina voltará a receber uma etapa da Feira Arte Mulher na próxima semana. Nos dias 20 e 21 de fevereiro, terça e quarta-feira, respectivamente, será realizada a primeira edição da iniciativa em 2024. No local, estarão reunidas artesãs de Londrina expondo os produtos que comercializam, em sua maioria itens artesanais. O período de atendimento e vendas, nos dois dias da ação, será das 9h às 17h, e o endereço é avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico.

Estarão à mostra nas barracas montadas diversas peças feitas à mão pelas expositoras, incluindo bonecas, mantas, tapetes, acessórios para bebês, enfeites e itens para casa, entre outros artigos.

As produtoras interessadas em participar da feira precisam estar cadastradas junto à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), responsável por organizar as atividades. O público em geral pode tirar dúvidas e obter mais informações por meio do contato do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), o número de telefone/WhatsApp (43) 99945-0056.

A diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, frisou que a Feira Arte Mulher viabiliza espaços de comercialização de artesanato em diferentes pontos da cidade, tendo como finalidade apoiar e fortalecer o empreendedorismo feminino local. “Trata-se de uma iniciativa que cria oportunidades e opções a quem produz nesse segmento, contribuindo para ampliar a divulgação e as vendas. Em 2023, a SMPM conseguiu viabilizar espaços locais para a feira funcionar em diversos pontos de Londrina, além do Calçadão Central. Agora, em 2024, estamos solicitando espaços também em supermercados e grandes eventos inseridos no calendário do município”, destacou.

Rampazzo ressaltou que a feira terá sua primeira edição de 2024 na sede da Prefeitura de Londrina, onde já foi realizada várias vezes e, ao longo do ano, a ação será desenvolvida nesse mesmo local durante os dois últimos dias de cada mês.

Uma das expositoras da Feira Arte Mulher, Sara Cavalheiro, se dedica apenas ao artesanato há cerca de nove anos, fazendo parte dessa iniciativa desde o seu início, em 2019. Ela trabalha com a confecção de bonecas, bichinhos, almofadas infantis, almofadinhas para pintar, chaveiros, patchwork e outros produtos. E também desenvolve produtos com ícones da cidade de Londrina, como eco bag, marcador de página e chaveiros em feltro, em resina e acrílico. “A Secretaria da Mulher tem ajudado muito em termos de divulgação e suporte, colaborando para mais vendas, e abrindo diferentes setores para fomentar nosso artesanato”, valorizou a artesã.

Cavalheiro atua em edições da Arte Mulher realizadas no Calçadão de Londrina, no Boulevard Shopping e também no saguão da Prefeitura de Londrina, comparecendo também a eventos da cidade como a ExpoLondrina e a ExpoJapão, entre outros. “Tem sido interessante e proveitosa a experiência de participação e interação”, citou.

A artesã contou que já participou de cursos ofertados pelo Centro de Oficinas para Mulheres (COM), da SMPM, além de já ter ministrado oficina como instrutora no mesmo espaço, conduzindo o curso para confecção de ‘descanso’ de panela em patchwork.

Feira Arte Mulher

A Feira Arte Mulher ocorre todos os meses do 1º ao 10º dia, de segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h, no Calçadão de Londrina, localizado na Avenida Paraná, Centro, entre as Ruas Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Também podem ocorrer edições em outras datas e localidades, mediante análise de viabilidade e autorização prévia dos órgãos municipais competentes. “As pessoas que desejarem expor suas produções podem procurar a SMPM para fazer o cadastro, sendo esse um requisito obrigatório”, reforçou Rampazzo.

A Feira Arte Mulher é um projeto promovido pela Secretaria Municipal de Política para Mulheres, desde 2019, que tem por objetivo comercializar produtos artesanais confeccionados por cidadãs de Londrina e com a possibilidade de serem personalizados sob encomenda. O projeto proporciona representação, diálogo, articulação, proposição, formação, troca de saberes e fomento ao desenvolvimento econômico.

Dessa forma, busca estimular o aprimoramento profissional e pessoal, a autonomia financeira e a geração de renda das participantes, por meio do apoio do poder público municipal.

No ano de 2023, a Feira Arte Mulher participou de atividades de comercialização no Calçadão, saguão da Prefeitura de Londrina, shopping centers, Exposição Agropecuária de Londrina, Matsuri, Lago Igapó, Projeto Estações, no espaço da Economia Solidária, e em eventos externos, promovidos pela Secretaria da Mulher.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.