Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Workshop realizado durante a Semana da Inovação reuniu líderes para debater o papel que eles exercem no desenvolvimento da cidade

Os representantes das oito governanças que compõem o ecossistema de inovação de Londrina participaram de um workshop para discutir o papel que as lideranças exercem no desenvolvimento local. No evento “O líder e o seu papel no ecossistema de inovação de Londrina”, aproximadamente 100 líderes foram convidados a olhar para o futuro e elencar os principais desafios que a cidade tem pela frente. O encontro foi promovido pelo Sebrae/PR, de forma virtual, durante a Semana da Inovação de Londrina.

O Planejamento do Ecossistema de Inovação foi elaborado pelos pesquisadores da Fundação CERTI a partir da análise da vocação e potencial do município, e do levantamento de oportunidades e tendências de mercado. O documento traçou um plano de ação de médio e longo prazo para fomentar o desenvolvimento local a partir da inovação em cinco áreas prioritárias: saúde, agronegócio, tecnologia da informação e comunicação (TIC), químico e materiais, e eletrometalmecânica.

Os setores de turismo, audiovisual e construção civil, que também apresentam forte potencial de inovação e representatividade em Londrina, foram incluídos no ecossistema posteriormente. Cada área ganhou uma governança própria, formada por empresários, entidades, pesquisadores e academia, que se reúne de forma periódica para discutir estratégias de crescimento e desenvolvimento.

O primeiro ciclo de crescimento de Londrina se deu pela produção de café, décadas atrás. De lá para cá, a cidade se desenvolveu e novas demandas surgiram. Hoje, o município tem na inovação, por meio dos setores potenciais da economia, a propulsora do crescimento. Essa trajetória foi lembrada no evento com as lideranças, que foram convidadas a pensar, em conjunto, os próximos desafios e qual o papel que os líderes exercem nesse novo cenário.

O gerente regional do Sebrae no norte do Paraná, Fabrício Bianchi, diz que o evento foi importante, pois reuniu as lideranças do ecossistema de inovação para participar de um momento de reflexão sobre os avanços que a cidade teve nos últimos anos, desde a entrega do planejamento estratégico elaborado pela Fundação CERTI, e também pensar os próximos passos de forma construtiva e coletiva. “Foi um avanço para o ecossistema em termos de maturidade”, completa.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Fernando Moraes, o encontro foi positivo e revelou que a cidade tem se consolidado como um forte polo em inovação. “Com o ecossistema fortalecido, Londrina vai conseguir atrair muitas empresas”, projeta. Para ele, o workshop foi interessante, também, para que as lideranças pudessem conhecer mais a fundo como cada setor tem avançado.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.