Grupo internacional de pós-graduação em odontologia inaugura unidade em Londrina
Rede IOA investiu R$ 3 milhões em clínica-escola na cidade, que poderá atender até 150 alunos por dia
Ontem (6) à noite, o Instituto Orofacial das Américas (IOA), uma das maiores redes de especialização e pós-graduação na área da saúde, inaugurou a sua primeira unidade em Londrina. Localizado na avenida Tiradentes, 1.260 (Jardim Alvorada), com área de 800 m2, o novo centro educacional recebeu um investimento de mais de R$ 3 milhões do grupo para a sua construção.
As atividades da unidade se iniciam na semana que vem e, a princípio, o local poderá atender até 150 alunos por dia, disponibilizando tanto cursos diários quanto programas de longa duração. No momento, o centro londrinense conta com 30 professores e pode oferecer cerca de 40 cursos por mês em diversas áreas da odontologia, sendo que o plano é implementar também capacitações nos campos da medicina, enfermagem, farmácia e biomedicina, áreas em que o grupo também atua.
Em atividade há mais de 25 anos, a Rede IOA tem sedes em São Paulo e Balneário Camboriú. Contando com 30 clínicas-escolas no Brasil, assim como um centro em Miami e outro na Europa, o grupo planeja fechar o ano com mais de 45 clínicas no país.
Na tarde de ontem (6), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu em seu gabinete o diretor nacional da IOA, Mohamed Abou Wadi, e os dentistas e empresários Sandro Guimarães e Gustavo Camacho, que estão à frente da unidade londrinense. Também participou da reunião o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani.
Marcelo afirmou que essa é mais uma importante conquista para a cidade, que se consolida cada vez mais como um grande polo educacional e um importante polo em saúde. “Essa unidade vai oferecer especializações na área de odontologia, como implantes, próteses, canal e harmonização facial, e isso vai dar mais uma opção de capacitação para os profissionais de odontologia de Londrina e região e do Paraná. A cidade ganha mais uma empresa e mais empregos, os profissionais de saúde têm agora mais uma opção para se especializar e, acima de tudo, também ganha a população, que vai contar com mais serviços ofertados”, frisou.
Conforme o diretor nacional da IOA, Mohamed Abou Wadi, Londrina se destaca na área de educação já há bastante tempo, e conta com profissionais de referência na área odontomédica. “Nosso conceito é democratizar a educação de excelência e levá-la para perto da casa das pessoas, para que elas não precisem fazer grandes deslocamentos pra estudar em escolas de ponta. Somos uma escola que é referência no Brasil todo, e vamos trazer os melhores speakers e profissionais do mercado, e o que tem de melhor em tecnologia para cá. Nosso objetivo é que todos os nossos colegas dentistas e médicos tenham acesso a uma educação de ponta e consigam ter sucesso na carreira profissional”, sublinhou.
Ainda segundo Wadi, a clínica-escola oferecerá atendimentos a preço de custo para a população, incluindo procedimentos avançados. “Esses serviços, que serão feitos por profissionais diplomados, incluem implantes, aparelhos ortodônticos, estética orofacial, cirurgia orofacial, procedimentos de prótese e todos os atendimentos orofaciais que são necessários para uma reabilitação tanto estética quanto funcional. É uma estrutura formidável, uma clínica muito bem preparada para receber os pacientes de Londrina e região”, disse.
O presidente da Codel, Alex Canziani, destacou que, além de ser forte nas áreas de saúde e educação, Londrina conta com um ecossistema de inovação consolidado, e a administração municipal pretende conectar a rede IOA a esse ecossistema. “Essa iniciativa vem para agregar muito porque os professores da IOA vão ser os profissionais daqui da região, e isso também vai ser uma oportunidade para poder oferecer tratamento a um custo muito mais acessível para as pessoas. E, como são cursos presenciais, as pessoas da região vão vir para Londrina para poder fazer os cursos, e isso vai movimentar a cidade como um todo”, pontuou.
Sandro Guimarães, sócio da filial londrinense da Rede IOA, explicou que ele e seu parceiro Gustavo Camacho decidiram investir nessa iniciativa porque sentiam que Londrina tinha uma carência nas áreas de pós-graduação e especialização em odontologia. Isso forçava os profissionais da área a ter que viajar para outras cidades em busca de qualificação.
“Nós também estamos abertos para receber profissionais que queiram ministrar aulas e cursos. Às vezes, o profissional não tem a capacidade de alugar um hotel para realizar seu curso, e a gente tem toda a estrutura montada para ele. Isso é importante, pois cada vez mais as pessoas estão buscando repassar o seu conhecimento”, concluiu.
NCPML
#JornalUniãoLeia também: