Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Além das 32 hortas instaladas nas unidades escolares, o Município oferece 20 hortas comunitárias presentes em diversos bairros da cidade

Para que a população de Londrina tenha acesso a hortaliças com preço acessível e, ao mesmo tempo, os espaços públicos tenham um bom aproveitamento, a Prefeitura de Londrina disponibiliza as hortas comunitárias. Ao todo, a cidade conta com 20 hortas, distribuídas em diversos bairros, que integram o Agriurbana – Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana. E, além das comunitárias, há também as hortas escolares, presentes em 32 unidades da rede municipal.

Esse trabalho é coordenado em toda a cidade pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), que realiza o preparo do solo e cercamento dos terrenos onde as hortas são implementadas. Os servidores da SMAA prestam também orientação técnica, caso haja necessidade.

Já nas escolas municipais, a manutenção das hortas é conduzida pelos professores, com apoio dos alunos e suporte técnico de um engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Educação (SME). Nesses locais, a produção é aproveitada para consumo na própria unidade, enquanto nas hortas comunitárias os itens são comercializados para os moradores da região, com um preço mais acessível.

Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, o trabalho desenvolvido pela equipe da SMAA nas hortas comunitárias tem sido exemplar, há muitos anos, e o programa tem sido ampliado gradualmente. “Ficamos muito contentes por sermos parte crucial do desenvolvimento desse programa, que tem sido de suma importância tanto para a agricultura familiar quanto para o consumo da nossa comunidade”, citou.

A gerente de Comercialização da SMAA, Juliana Simões Lusardi, explicou que as hortas já existem desde 2012, porém só foram regulamentadas após a lei municipal n° 12.620/2017 e o decreto n° 20/2019, que instituíram e regulamentaram a Política Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana. “As hortas comunitárias têm por objetivo a utilização de espaços públicos vazios e atender pessoas sob risco de insegurança alimentar e nutricional, ou em situação de pobreza”, detalhou.

Dentro do Agriurbana, as hortas comunitárias contribuem, ainda, para ampliar as condições de acesso a uma alimentação de qualidade, livre de agrotóxicos. “Esse aumento da disponibilidade de alimentos funciona como estratégia de combate à fome e redução dos custos dos alimentos para consumidores de baixa renda, desenvolvendo ações voltadas à inclusão produtiva”, complementou Lusardi.

Associações e entidades, ou até mesmo moradores, que queiram implementar uma horta comunitária em seu bairro, podem acessar a página da SMAA, no Portal da Prefeitura, e aderir ao programa Agriurbana. No site, o Manual do Participante contém tutoriais que orientam sobre como solicitar a adesão, feita via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Também incluem informações sobre como planejar e manter a horta, incluindo os cuidados para o combate a pragas sem uso de agrotóxicos, bem como a legislação correspondente ao programa.

No momento, outras quatro hortas comunitárias estão em processo de aprovação. Elas estão situadas nos bairros Três Marcos, Jardim Cristal, Conjunto Farid Libos, e Aragarça.

Confira a lista de hortas comunitárias ativas em Londrina:

Horta

Endereço

Jardim Lolata

Av. Santos Dumont

Alexandre Urbanas

Rua Nelson Brunelli

Avelino Vieira

Rua Ahmad Naor EI Rafihi

Conjunto São Lourenço (Escola M. Eugênio Brugin)

Rua Jorge Ribeiro 163

Cáritas

Início da Rodovia João Alves da Rocha Loures

Ideal

Rua Amianto

Mister Thomas

Rua Brígida Betoni Lot

Novo Amparo

Rua Agenor Pereira da Silva

Ouro Branco

Rua Flor dos Alpes

Ouro Verde

Rua André Emílio Guergolleto (Final da Rua Mauritânia)

Paraiso

Rua dos Periquitos

Piza

Rua Verona

Roseira

Rua Francisco Antônio Galhardi

Ruy Virmond Carnascialli

Avenida da Igualdade

Tocantins

Rua Café Sumatra

União da Vitória

Rua Elson Pedro dos Santos

Vale Verde

Rua Rosa Morales, esquina com a Rua Maria Jose Carneiro

Vila Industrial

Rua Rudolph Diesel, 320

Vila Romana

Rua Manoel Cruz Malassisse

Warta

Rua Porfíria Ribeiro de Paula

 NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.