Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Universidade Estadual de Londrina e o Hospital Universitário são um dos principais patrimônios do Paraná, instituições que contribuem no desenvolvimento social, econômico, cultural e científico do estado. "Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história", afirmou o deputado estadual Tercilio Turini (CDN), primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, na cerimônia de comemoração dos 50 anos do HU, na quinta-feira (30), no Cine Teatro Ouro Verde.

Falando em nome da Assembleia Legislativa, especialmente dos deputados Tiago Amaral (PSB), Cobra Repórter (PSD), Evandro Araújo (PSC) e Márcio Pacheco (PDT), também presentes, Tercilio Turini lembrou com carinho do seu trabalho como professor de Medicina, médico e diretor do HU. "É uma ligação muito forte, inclusive faço aniversário no mesmo dia da criação do HU, em 1º de agosto", relatou.

O deputado citou que o curso de Medicina e o HU tiveram grande relevância na descentralização do atendimento à saúde. "Foi a partir de estudos e ações da UEL que Londrina começou a construir unidades básicas de saúde nos bairros, modelo que serviu de exemplo para o Brasil e deu origem ao SUS", disse Tercilio Turini.

O trabalho na formação de profissionais em diversas áreas da saúde, o compromisso do atendimento gratuito aos paranaenses e pacientes de outros estados, o desenvolvimento da ciência médica e de novas tecnologias, o trabalho de referência na pandemia e diversas outras ações sociais mostram como o HU é importante para todo o Paraná, comentou o deputado.

Tercilio Turini agradeceu a toda equipe pela dedicação no acolhimento aos pacientes. "Atuar em hospital é uma atividade complexa, exige preparo técnico e equilíbrio emocional. Diariamente a gente acompanha a dor das pessoas e o sentimento de familiares. Mas também é muito gratificante quando contribui para salvar vidas, para curar e recuperar o paciente", declarou.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.