Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação incluiu apresentação musical, aula de dança e alongamento, passeio guiado e orientações sobre a dengue e a vacina bivalente

Cerca de 400 idosos participaram, ontem (12), de uma programação especial promovida em parceria entre as secretarias municipais do Idoso (SMI) e de Saúde (SMS), no Parque Ney Braga, durante a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

A atividade incluiu uma apresentação musical com o assessor Técnico-Administrativo da SMI, Cleir Brandão, e uma aula de alongamento e dança ministrada pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da SMS.  Além disso, os idosos receberam orientações de profissionais da Saúde sobre o combate à dengue e sobre a vacinação bivalente contra a Covid-19, e fizeram um passeio guiado pelo Parque de Exposições.

Dentre os participantes, cerca de 200 pessoas são atendidas pelos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões leste, oeste e norte. A ação também contou com idosos que integram os grupos de educação física do Nasf e outros que são atendidos por Instituições de Longa Permanência e entidades filantrópicas.

A secretária municipal do Idoso, Andréa Danelon, frisou que no calendário de ações ofertadas pela Secretaria Municipal do Idoso, a ExpoLondrina é um dos eventos mais aguardados, pela sua diversidade e por incluir vários passeios e atividades de cultura e lazer. Danelon salientou que neste ano, em especial, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou uma programação diversificada, que conta com dança, música, cultura, lazer e entretenimento.

“Os idosos de toda a cidade foram contemplados de forma gratuita, e essa ocasião acaba sendo importante para a convivência e a socialização, haja visto o longo período de pandemia em que eles tiveram a sua convivência prejudicada. Os grandes eventos como a Expo proporcionam a integração entre os grupos de convivência da cidade, e entre as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal do Idoso, que se unem nessas iniciativas. É um momento em que os idosos cantam, se divertem e dançam, e isso proporciona alegria, integração e socialização, contribuindo para a sua qualidade de vida”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, se disse muito satisfeito com a parceria mantida entre a pasta e a Secretaria Municipal do Idoso, e reforçou junto aos participantes a importância de cuidarem da própria saúde. Machado frisou que o Nasf mantém grupos de atividades em Unidades Básicas de Saúde de todas as regiões da cidade, e os interessados podem procurar a sua UBS para se informar.

“Eu também destaco aqui a importância de que as pessoas idosas tomem a vacina bivalente contra a Covid-19; o agendamento pode ser feito no site da Prefeitura e a vacinação está disponível em todas as UBS. Temos que nos manter alertas contra o coronavírus, e a vacina bivalente é um imunizante de alta qualidade que proporciona uma proteção indispensável. Faço um alerta, ainda, para que a comunidade tome as precauções necessárias para evitar a propagação do mosquito da dengue. O número de casos tem sido bastante elevado em Londrina, e cada um de nós deve fazer a sua parte para enfrentar essa situação, evitando o acúmulo de água parada em nossas residências e outros locais”, disse o secretário municipal de Saúde.

A aposentada Maria Augusta Bringel de Oliveira e o assessor Técnico-Administrativo da SMI, Cleir Brandão, durante a apresentação musical. Foto: Emerson Dias/NCom

A aposentada Maria Augusta Bringel de Oliveira, de 79 anos, também conhecida como Maria do Violão, participou da apresentação musical da tarde, tendo cantado a música “Galopeira”. Oliveira, que mora há 44 anos no Conjunto Aquiles Stenghel, frequenta regularmente o CCI Norte, onde participa de atividades de canto e ginástica. “Essa visita dos idosos à ExpoLondrina é uma atividade muito boa, e a gente fica feliz por poder conhecer pessoas diferentes. Já vim várias vezes, e inclusive também já cantei nas apresentações dos anos anteriores”, sublinhou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.