Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mês que faz alusão ao câncer infanto-juvenil terá intervenção lúdica da cultura japonesa em prol da doação de recursos à ONG Viver

Setembro é o mês da chegada da Primavera, estação muito comemorada pela cultura japonesa e motivo da realização da tradicional festa Londrina Matsuri. O Boulevard Shopping (Avenida Theodoro Victorelli, 150 – Londrina – Paraná) sempre foi palco das apresentações do evento, reunindo um público crescente em torno das coreografias de dança e música da cultura oriental, muito presente no norte do Paraná. Com a pandemia, a festa de 2020 não aconteceu, mas a decisão para 2021 foi a de inovar na comemoração da data, que está associada pelos japoneses à alegria e ao clima de renovação. No Brasil, o mês de setembro também faz alusão à conscientização do câncer infanto-juvenil.

E foi unindo a inspiração da primavera japonesa com o despertar do Setembro Dourado, que o Boulevard Shopping decidiu criar uma cortina suspensa com 32 mil tsurus dourados, ave sagrada do Japão e símbolo da boa saúde, felicidade, longevidade e fortuna, que resultou em uma grande intervenção decorativa no átrio do empreendimento. Cerca de 1,3 mil voluntários, motivados por 19 entidades da cidade, usaram a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel – para criar os tusrus dourados. Diz a lenda japonesa que se uma pessoa fizer 1.000 tsurus com o pensamento voltado a um desejo, ele poderá se realizar.

“A nossa ideia inicial era motivar a dobra de 20 mil tsurus dourados e, para cada um deles, o Shopping aportá R$ 1, totalizando R$ 20 mil a serem doados à ONG Viver, instituição diretamente ligada ao tratamento do câncer infanto-juvenil na cidade. Com a empolgação gerada entre todos os voluntários, foram dobrados 32 mil tsurus que deixaram o cenário ainda mais convidativo para contribuir com a visibilidade da causa do Setembro Dourado”, destacou Tania Hara, Superintendente do Boulevard Shopping.

O valor doado pela ação será aplicado no projeto “Viver Solar” da ONG Viver que busca recursos financeiros para a instalação de um gerador de energia solar fotovoltaico na entidade. A economia com o uso de energia elétrica, proporcionada pela geração de energia solar, será revertida na implantação do projeto “Geração de Renda” que visa capacitar os adolescentes e as mães dos assistidos para inserção no mercado de trabalho e na captação de novas fontes de renda. Atualmente, a ONG Viver atende 220 crianças e adolescentes com serviços de alimentação, hospedagem, atendimento nutricional, psicológico e odontológico, atividades de recreação, entre outros.

A coordenação de toda a produção dos tsurus foi do Grupo Sansey, criado em 1988 para preservar, valorizar e divulgar a cultura japonesa. “Fizemos o convite às entidades e a alegria em apoiar a causa foi contagiante. A organização foi muito rápida e envolveu membros, famílias, alunos, professores e amigos. Algumas instituições e entidades estão com atividades reduzidas e tivemos vários cancelamentos de eventos e encontros presenciais que são tradicionais da comunidade japonesa. Por isso, participar de um projeto que visa a união em torno de uma grande ação social impulsionou o senso de coletividade, apoio e iniciativa da comunidade, aliado ao fato de que realmente poderíamos contribuir, nos unir e fazer a diferença para essas crianças e adolescentes que precisam da nossa ajuda”, afirmou Juliana Nakahara, coordenadora do Grupo Sansey.

O resultado de todo o trabalho poderá ser conferido de 01 a 30 de setembro, no átrio do piso superior do Boulevard Shopping durante o horário de funcionamento. A inauguração oficial será nesta quarta-feira, 19 horas, com a apresentação de coreografias de Taiko, característica da cultura japonesa.

Cláudia Romariz/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.