Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação tem como público prioritário integrantes do Conselho dos Direitos da Mulher, mas demais pessoas interessadas também podem participar

A partir desta semana, os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e interessados em aprender mais sobre os avanços, as conquistas e os desafios na área de políticas públicas para as mulheres podem se inscrever em um curso gratuito ofertado no município. As inscrições prioritárias são para conselheiros municipais e podem ser feitas pelo link http://bit.ly/cursoMCD, até o dia 10 de fevereiro.

Em seguida, do dia 12 a 19 de fevereiro, serão abertas inscrições das vagas remanescentes para os demais interessados, através do mesmo link. O objetivo é oferecer uma formação para as conselheiras e conselheiros municipais a respeito da atuação frente ao controle social em políticas públicas para mulheres e sobre a importância da perspectiva interseccional dessas políticas.

Segundo a presidente do CMDM de Londrina, Rosalina Batista, o convite para a organização da atividade e de sua execução partiu dos próprios conselheiros municipais. “Tem muito conselheiro que não sabe as leis que regem o conselho, qual a importância da participação da sociedade na questão das políticas públicas e como participar de forma efetiva. Por isso, esse curso é um pedido do CMDM, para que a gente entenda o papel do conselho municipal, a importância das conferências e dos planos de políticas públicas. Isso porque, um plano é construído em cima das propostas debatidas nas conferência com a sociedade civil”, explicou.

As aulas serão à distância devido à pandemia viral, transmitidas pela plataforma ZOOM, nos dias 25 de fevereiro; 4, 11, 18, 25 de março e em 8 de abril, sempre às 16 horas. Os participantes terão aulas sobre o histórico do movimento de mulheres no Brasil, os avanços e conquistas na área de políticas públicas, e a transversalidade de gênero. Também serão abordadas as ferramentas para o planejamento, a gestão e o monitoramento dessas ações e a importância da realização de conferências nacionais, estaduais e municipais, assim como dos Planos de Políticas para as Mulheres existentes.

 “É importante termos esse curso, porque ele apresenta o debate sobre as políticas públicas para as mulheres pensadas de forma transversal. São elas que ajudam a orientar as ações dos governos e da sociedade, contando com a participação de diversos setores e atores sociais, ou seja, abrindo um espaço democrático de deliberações entre o poder público e a sociedade civil. Para quem ocupa cargos em conselhos, acredito que seja primordial”, disse a secretária de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes.

Entre as ministrantes da atividade estão a sanitarista e epidemiologista, Lígia Cardieri, a professora e política brasileira, Elza Correia, e a psicóloga e doutora em Ciências Sociais, Martha Ramirez-Gálvez; entre outras. O curso de formação sobre “Planejamento, Gestão e Controle Social de Políticas Públicas” faz parte do projeto Mulheres Construindo Democracia.

A realização é do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e tem o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). Mais informações podem ser acessadas clicando aqui e na página do Facebook do projeto.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.