Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), autor da Lei 20.252/20, que criou no Estado do Paraná o Junho Violeta, mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa, informa que, para marcar o início das atividades, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), da qual ele é o presidente, promove nesta sexta-feira (2), em Londrina, o  1º Seminário “FELIZ CIDADE DOS IDOSOS”.

O evento será realizado no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que fica na Rua Governador Parigot de Souza, nº 311, em Londrina.  O objetivo é ouvir os cidadãos, os idosos, governos, parlamentares, conselhos municipais e Idosos, realizando um RAIO X sobre a qualidade de vida e as necessidades dos idosos, especialmente pós-pandemia.

“O Junho Violeta faz parte de um trabalho de conscientização da população para mostrar a importância de denunciar todo e qualquer tipo de violação dos direitos da pessoa idosa. Essa dura realidade de maus-tratos contra os idosos deve ser combatida. Precisamos garantir a dignidade e o respeito à pessoa idosa, promover ações, combater a violência contra idosos e defender seus direitos. Para isso, informação e denúncia são fundamentais”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).

O deputado lembra que quando se fala em violência contra os idosos, lembramos da violência física. Mas a violência contra os idosos tem muitas faces e se manifesta no cotidiano de várias formas, como o abandono, apropriação de bens, agressão verbal e agressão física. Estas são as principais violações contra a pessoa idosa registradas no Paraná.

O Governo do Estado, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), possui um canal de denúncia de maus-tratos contra os idosos: o Disque Idoso Paraná – 0800 141 0001 (ligação gratuita e sigilosa). De janeiro a dezembro do ano passado foram registradas 1994 denúncias. De janeiro a dezembro do ano de 2021, foram 1534.

O deputado lembra ainda que a população está envelhecendo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, já são mais de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, 13% da população do país. Em 2030, serão cerca de 50 milhões, ou 24% da população brasileira total. O Brasil está entre os 10 países da Região das Américas com a maior população de pessoas idosas.

Ações

Lembrando ainda que o deputado Cobra Repórter é autor da lei que garante o “Botão do Pânico” para idosos em situação de violência doméstica e familiar. Além disso, apresentou o projeto de lei, que está em tramitação na Assembleia Legislativa, que cria a Força Tarefa de Defesa do Idoso, para a garantia dos direitos, prevenção e combate aos crimes contra os idoso.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.