Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Reconhecimento dignifica a manutenção da competência dos laboratórios para realização de ensaios avaliados, seguindo padrões internacionais.

Os laboratórios ambientais do Instituto Água e Terra (IAT) em Londrina receberam, na quarta-feira (30), a aprovação da manutenção de sua acreditação pela ISO 17025/2017 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), agora válida por dois anos, até 2023.

Esse é um reconhecimento formal da manutenção da competência dos laboratórios para realização dos ensaios avaliados, seguindo padrões internacionalmente exigidos pela norma ISO/IEC 17025:2017.

Para obter a manutenção da acreditação, conquistada em janeiro de 2021, foi analisada a conduta do laboratório para coleta e análise da água bruta, tratada, residual e para consumo humano. Foram acreditados (certificados) os ensaios químicos, biológicos e a amostragem, realizados no local.

“Essa é uma vitória de todos os laboratórios do Estado, em especial de Londrina. Com a manutenção da acreditação, podemos afirmar que o Paraná possui dentro do seu órgão ambiental, laboratórios com confiabilidade analítica e reconhecimento internacional”, explica a gerente técnica e da Qualidade dos laboratórios do IAT, Loraine Jacobs Lucca.

A acreditação de Londrina foi registrada na Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE), com o código CRL nº 1540. Com esta numeração, é possível consultar os parâmetros acreditados no site do Inmetro.

Processo

A Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro visitou as estruturas em Londrina no mês de dezembro do ano passado. Antes de um laboratório obter a acreditação ou a manutenção de acreditação, de acordo com a ISO/IEC 17025, ele passa por avaliações bastante criteriosas na parte de documentação, estrutura e também analítica.

A ISO/IEC 17025 é uma norma robusta para as atividades de laboratório, pois apresenta todos os requisitos de uma norma de gestão, como a ISO 9001, além da avaliação de critérios técnicos.

Laboratórios

Os laboratórios do IAT realizam análises de solo, água e peixes, nas competências de Metais, Ecotoxicologia, Limnologia, Físico-Química e Microbiologia. O Instituto possui três estruturas: em Curitiba, Toledo e Londrina.

O laboratório de Curitiba também já possui acreditação (CRL nº 1457) desde novembro de 2019, tendo sido reavaliado em janeiro de 2021, e obtido a manutenção da acreditação. Uma nova avaliação deve ocorrer até novembro deste ano.

Os laboratórios de Toledo já iniciaram o processo para solicitação de acreditação e estão em fase final de levantamento de documentação.

Monitoramento

Após a obtenção do CRL, os laboratórios são avaliados constantemente em períodos pré-definidos (1 ano na primeira avaliação e depois em intervalos de 2 anos) para verificar se mantêm o atendimento aos requisitos da norma, dentre eles o de melhoria contínua, ou seja, se além da manutenção da qualidade houve melhorias no processo como um todo buscando sempre aumentar a excelência dos processos.

Acompanhe o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo também no Facebook e Instagram :)

Daniele Iachecen/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.