Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Comunidade está convidada para participar das atividades gratuitas que o Compaz e o Londrina Pazeando irão promover com seus parceiros no Lago Norte

Nesta quarta-feira (8), das 8h às 11h, o Lago Norte receberá o 7º Abraço pela Paz, que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e celebrado todo dia 5 de junho. Quase mil pessoas devem se reunir no lago, que fica na Avenida Curitiba, no Conjunto Milton Gavetti, zona norte, e toda comunidade está convidada para participar.

Durante a ação, haverá diversas atrações, dentre as quais apresentações de música, dança, leitura de poemas, pipoca e algodão doce para as crianças. O Senac Londrina Norte levará uma equipe para aferir a pressão arterial da comunidade, entregará panfletos, fará uma aula de alongamento para animar os participantes e explicará sobre os serviços disponíveis na região para a população idosa, entre outros.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) montará um brechó de roupas no local. A Secretaria Municipal de Educação (SME) estará presente com os bonecos Vidinha, Kiko e Serena, do Programa Vida. Por meio dos fantoches, as profissionais da educação conversam com as crianças de forma lúdica e criativa, dando vida à rotina escolar e de afazeres das crianças de forma leve e descontraída. A intenção é que eles mostrem tanto aos pequenos quanto aos adultos como podemos ser pessoas melhores, através do diálogo e o trabalho das emoções e sentimentos individuais.

Os servidores da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) farão as covas para o plantio de mudas de árvore. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) estará com as profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte B e da Rede de Serviços Norte B. Haverá explicação sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio.

As policiais militares do 30° Batalhão da Polícia Militar ajudarão na orientação aos motoristas e estarão no local. Além dessas entidades, participarão os representantes da Associação de Moradores do Conjunto Milton Gavetti; do Tio Paulão Festas e Eventos; as professoras mediadoras da zona norte; alunos da Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro e da Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas e dos colégios estaduais Monsenhor José Maria Escrivá e Professora Beahir Edna Mendonça, e o Instituto Alicerce.

Segundo o gestor da Organização da Sociedade Civil Londrina Pazeando e diretor do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), Luiz Cláudio Galhardi, mesmo com o tempo nublado, o evento irá ocorrer, uma vez que há apenas 4% de previsibilidade de chuva, no período da tarde. “O 7º Abraço pela Paz está mantido para amanhã, porque a previsão indica baixa probabilidade de chuva à tarde e com pouca precipitação, o que não impede a realização do evento, que acontece de manhã. Então, convidamos a comunidade para participar e vir conferir as atrações que organizamos”, convidou Galhardi.

O Abraço pela Paz é um evento tradicional na cidade e celebra a cultura de paz, em harmonia com o meio ambiente. Por isso, neste ano a iniciativa segue a temática da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), para os anos de 2015 a 2032.  Os ODS visam desenvolver um mundo melhor para todos, focando em ações em prol da saúde e bem-estar das pessoas, de uma educação de qualidade, da igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, entre outros.

Outras ações do Compaz

Pensando em estimular um mundo de paz, mais justo e igualitário, o Compaz e a Organização da Sociedade Civil Londrina Pazeando vêm desenvolvendo uma série de ações. Entre elas, em abril deste ano, o Núcleo de Estudos para a Paz (NEP) realizou uma pesquisa no Calçadão de Londrina, com os lojistas, empreendedores e empresários para saber como eles estão aplicando os ODS da ONU em suas organizações. A intenção foi mapear a cidade e, agora, os dados estão sendo analisados (leia mais aqui).

Além disso, até o dia 30 de maio, estavam abertas as inscrições para a 20ª edição do livro Londrina Pazeando, produzido pelo Compaz, cujo regulamento está disponível aqui. 

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.