Lar dos Vovozinhos chega aos 70 anos em Londrina
Neste ano de 2023, o Lar dos Vovozinhos de Londrina completa 70 anos ininterruptos de prestação de serviços filantrópicos para o município. Para comemorar esta data emblemática, foi programado para hoje, 06 de maio, um jantar dançante por adesão, no Buffet Laguna.
Na oportunidade, além da apresentação da nova logo e selo comemorativo dos 70 anos da instituição, serão homenageados aqueles que antecederam a atual direção e equipe, e permitiram que este serviço pudesse continuar, todos dando o melhor de si para o amparo aos mais necessitados. O dever de cada presidente, diretor, voluntários e colaboradores que estiveram à frente da instituição deve ser valorizado e servir de exemplo de conduta para todos.
História
Em maio de 1953, foi inaugurado em Londrina o Albergue Noturno. Este processo do início à inauguração durou 5 anos. Foi uma demanda necessária àqueles que chegavam à Londrina em busca de trabalho.
O terreno foi doado por Manoel Lopes Martinez e a construção coube à Sociedade Espírita de Londrina, sendo o casal Raul e Olinda Carneiro os responsáveis pela direção da entidade à época. Participaram ativamente para a concretização deste projeto, toda a sociedade londrinense, a loja maçônica Regeneração III, órgãos públicos e lideranças locais.
Em 1959, foi fundado no mesmo local, o Abrigo Gilda Marconi e, posteriormente, transformado em Lar das Vovozinhas, para amparo e acolhimento de idosas carentes.
Em 01 de janeiro de 2006, foi mudado o tipo de trabalho filantrópico do Albergue Noturno. Nasceu aí uma Instituição de Longa Permanência para Idosos voltado ao sexo masculino. Chama-se Lar dos Vovôs - Albergue Raul Carneiro. Este trabalho é muito mais complexo na sua execução.
Hoje estão sob cuidados um total de 64 idosos, sendo 36 do sexo masculino e 28 do sexo feminino.
Aparecido Benatti/Asimp
#JornalUniãoLeia também: