Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento premiou 11 empresas do segmento que se destacaram nas áreas de gestão, espaço físico e atendimento

Na noite da terça-feira (28), foi realizada a entrega do Selo do Comércio para 11 lojas de materiais de construção, de pequeno e médio porte, de Londrina e região. O encontro foi promovido no Village Praça de Eventos, em Cambé, durante a 2ª Convenção da Construção, que reuniu cerca de 300 empresários do setor.

O Selo do Comércio é uma ferramenta de análise das práticas de gestão e do posicionamento de mercado das empresas. Por meio dele, é realizado um diagnóstico completo do negócio, com foco no entendimento de ações que podem auxiliar no crescimento.

Voltada exclusivamente para empresas do setor, a ação é resultado da parceria entre Sebrae/PR, Fecomércio PR, Associação de Comerciantes de Material de Construção de Londrina e Região (Acomac) e Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista e Materiais de Construção no Estado do Paraná (Simaco Paraná).

A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, diz que o processo contou com a análise do atendimento, por meio da aplicação do cliente oculto, diagnósticos de loja e de gestão, que analisam estrutura física, atendimento e processos internos da empresa. A partir das avaliações, as empresas colocaram em prática um plano de ação com foco em melhorias.

 “O objetivo do Selo é contribuir com a melhoria na gestão das empresas participantes e, desta forma, impactar diretamente em seus resultados. O setor da construção civil se destaca no mercado, com forte atuação da indústria. O varejista que atua no setor precisa se atualizar para se manter competitivo e conseguir atender as expectativas de mercado”, afirma a consultora.

Há apenas dois anos no mercado, a Pica Pau Materiais de Construção, de Londrina, conquistou o Selo do Comércio na categoria Ouro. A proprietária do negócio, Carina Aparecida Burque Lelles, diz que aprendeu muito durante o processo de consultoria do Sebrae/PR e saiu da zona de conforto.

 “Não foi fácil implantar tantos processos em pouco tempo, mas decidimos mudar. Conseguimos ver onde estávamos errando, entender o que o cliente pensa sobre a empresa. A gente até esperava um bom resultado, mas não tão grande como o selo Ouro. Estamos muito felizes e agradecidos, pois só chegamos até aqui graças ao Sebrae, que ajudou a nos direcionar para o nosso foco, determinar nossa visão e missão no mercado”, conta a empresária.

O presidente do Simaco, Ademilson Milani, diz que, na maioria das vezes, as lojas de materiais de construção começam pequenas, vendendo areia, cimento, pregos e martelos, e vão crescendo aos poucos, de forma desordenada, acabam se transformando em depósitos, com muitos itens fora de lugar. Para ele, o processo de certificação é importante para levar modernização para a gestão das empresas do segmento, que precisaram romper uma barreia antiga do atendimento no balcão para o conceito de loja organizada em gôndolas.

 “Quando chega um cliente oculto para avaliar o atendimento dos vendedores, a limpeza e a organização da loja, muitos comerciantes se atentam para a necessidade de mudanças. Com tantas multinacionais no mercado, os pequenos precisam se diferenciar pelo bom atendimento”, observa.

Para o presidente da Acomac Londrina, o Selo propõe mudanças na gestão que visam desenvolver os negócios e mantê-los competitivos no mercado. Ao lado do irmão, ele está à frente da Montten Construção e Acabamento, de Londrina, que conquistou o Selo do Comércio na categoria Prata, e confessa que, no difícil período da pandemia, alguns processos haviam sido deixados de lado e agora foram retomados na empresa.

“Todas essas mudanças na gestão visam melhorar o atendimento, pois entendemos que só assim será possível aumentar as nossas vendas. Com a loja organizada, bem apresentada, funcionários treinados, vamos impactar positivamente o consumidor”, pontua.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, explica que o objetivo do programa é o constante desenvolvimento das empresas nas mais diversas competências, com suporte nas áreas de gestão e ambiente de loja, para que os negócios alcancem melhor desempenho, maior lucro e que ofereçam um atendimento de qualidade aos consumidores.

“Na área da construção civil, sempre estão surgindo novos produtos, isso exige conhecimento de mercado. Os vendedores precisam transmitir a informação com clareza e segurança aos consumidores. Nossas pesquisas mostram que, muitas vezes, não é o preço que define a compra, mas o bom atendimento”, ressalta.

Conheça as empresas de materiais de construção que conquistaram o Selo do Comércio por categoria:

Bronze:

Master Tintas - Londrina

Romani Construção e Acabamento - Londrina

Prata:

Montten Construção e Acabamento - Cambé

Depósito Maringá - Londrina

Eletro Ponto - Londrina

Hidrofort - Londrina

Homefix - Londrina

Ouro:

Príncipe Casa e Construção - Londrina

New All Interiores - Londrina

Dr. Tem Tudo - Londrina

Pica Pau Materiais de Construção - Londrina

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.