Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Município se destaca nos indicadores de transparência, educação e saúde; a análise é feita pelo Índice de Governança Municipal (IGM)

O Município de Londrina apresentou melhorias na dimensão de Gestão, principalmente no indicador de Transparência, segundo dados publicados na ferramenta Índice de Governança Municipal (IGM), de 2017 a 2020. No ano passado, a cidade recebeu menção honrosa nesta mesma categoria, com nota 8 pela obtenção de melhor índice em Gestão, referente ao ano de 2018.

A conselheira adjunta e membro da Câmara de Gestão Pública do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Liz Dayane Paludetto Rodrigues, o IGM-CFA avalia de forma conjunta as três dimensões: Gestão, Finanças e Desempenho. A cidade de Londrina, quanto à dimensão de Finanças, também apresentou melhorias nos indicadores de investimento per capita, em Educação e Saúde. Já na dimensão Desempenho, a cidade permaneceu na média, mas apontou melhorias nos indicadores de Educação e Segurança.

Rodrigues explicou ainda que a análise dos resultados é feita a partir da construção de um extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS. “Realizou-se a priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de um tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM é atualizado anualmente”, explicou.

A conselheira adjunta disse que a participação da população é importante, visto que com a análise dos índices, é possível compreender melhor a gestão municipal de cada cidade. “É importante que os gestores e, também a população, se atentem para o desempenho de sua região e de seu município, para reconhecer, registrar e disseminar as boas práticas de gestão dos municípios brasileiros”, ressaltou Rodrigues.

Sobre o IGM

De acordo com a coordenadora da Câmara de Gestão Pública do CRA-PR, Lorena Gramms, o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros, que tem por objetivo oferecer uma visão ampliada sobre as dimensões da governança pública, e, em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.

O IGM-CFA contribui para a construção e melhorias de políticas públicas nas áreas que necessitam de maior atenção dos municípios.  “O IGM, além de disponibilizar o índice do município, o compara com municípios semelhantes em número de habitantes e PIB per capita e, com base nos resultados das melhores notas, estabelece metas capazes de serem alcançadas. Com o auxílio de profissionais de administração capacitados para a utilização da ferramenta, é possível desenvolver planos de ações que permitem atuar nas áreas de maior necessidade de melhorias”, explicou Gramms.

A coordenadora da Câmara de Gestão Pública reforçou ainda a importância dos gestores dos municípios de conhecerem os índices. “Conhecer o IGM e explorar seus resultados permite que os gestores desenvolvam um plano de governo que considere seus pontos fortes e as fraquezas de seus municípios e, também, que considerem as boas práticas desenvolvidas por municípios que tenham condições similares e que são mais eficientes. Desta forma, estarão criando em suas cidades um ambiente propício, que associe desenvolvimento local com melhor qualidade de vida à população”, frisou.

Luana Souza/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.