Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mesmo no cenário de crise, provocada pela pandemia, planejamento da cidade resulta em uma rápida retomada da economia e em geração de empregos

Após um ano tão atípico como foi 2020, em que o mundo todo teve de se adaptar para conter a disseminação do novo coronavírus, Londrina iniciou janeiro de 2021 com uma ótima notícia: a cidade teve saldo positivo na geração de emprego. No primeiro mês do ano, o município registrou 6.594 admissões, frente 5.261 desligamentos, o que resultou em um saldo positivo de 1.333 empregos.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem (16) pelo Ministério da Economia, o setor que contribuiu com mais contratações na cidade foi o de serviços, com 642 novos postos de trabalho efetivados em janeiro.

Todos os setores da economia tiveram saldo positivo, com exceção da agropecuária, que registrou a retração de um posto de trabalho. Em termos de crescimento, o setor de construção, com 425 vagas criadas, foi o que teve a variação mais positiva, evoluindo mais de 5% no total de empregos com carteira assinada.

Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, o trabalho desenvolvido pelo poder público durante esse período foi fundamental, conciliando os cuidados com a saúde e a recuperação econômica. “Nós vimos que, enquanto protegia a vida das pessoas, a Prefeitura elaborou um planejamento com diversos setores, para atenuar os reflexos negativos da pandemia e programar uma retomada robusta da economia. As ações de desburocratização, como isenção de alvarás, facilitar acesso ao crédito e informatização de serviços, foram essenciais para manter a cidade funcionando e pavimentar um terreno fértil para quando as atividades econômicas fossem retomadas”, explicou.

O Caged apontou ainda que, com a evolução no trabalho formal na cidade, Londrina praticamente equalizou a balança entre admissões e desligamentos dos últimos doze meses. No acumulado de 2020, a variação negativa do saldo de empregos foi de 0,05%, com apenas 79 vagas fechadas nesses doze meses, em um cenário no qual foram necessárias medidas de isolamento e restrição das atividades econômicas por um tempo considerável.

“O bom resultado de janeiro tem a ver com a garra do setor que produz, ainda lutando muito contra os efeitos da pandemia, e é também é o reflexo da Londrina que continua pulsando com obras públicas, crédito emergencial para os pequenos empreendedores e perspectivas de industrialização mais potente chegando, com o anúncio de novas empresas ou ampliações”, afirmou o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Bruno Ubiratan.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.