Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Levantamento inédito classificou a Prefeitura como número um em transparência e vice-líder na qualificação de servidores

A Prefeitura de Londrina obteve o primeiro lugar no pilar Funcionamento da Máquina Pública, aferido pelo Ranking de Competitividade dos Municípios. Publicado esta semana, o levantamento inédito analisa os 405 maiores municípios do Brasil, com foco na competitividade e gestão pública. O prefeito Marcelo Belinati comemorou os índices e ponderou que o Município irá despontar cada vez mais, por conta da modernização da máquina pública.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por 55 indicadores distribuídos em 12 pilares e 3 dimensões – Instituições, Sociedade e Economia. No ranking geral, dentro da região Sul do país, ocupa a décima posição. O material foi desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com apoio da Gove e patrocínio do Sebrae.

Para a primeira colocação em Funcionamento da Máquina Pública, dentro da dimensão Instituições, a Prefeitura de Londrina somou desempenhos excepcionais nos indicadores de transparência municipal (nota 100) e qualificação do servidor (nota 87,04), atingindo a 1ª e 2ª colocação, respectivamente.

Em transparência municipal, o critério foi a Escala Brasil Transparente 360º da administração pública municipal, abrangendo as notas em transparência passiva e transparência ativa. A última avaliação foi divulgada em 2018, e Londrina está no primeiro lugar.

Para o controlador-geral do Município, Newton Hideki Tanimura, o reconhecimento da atuação de Londrina em prol da transparência é mais uma vitória. “Acolhemos com bastante alegria esse resultado. Este é o reconhecimento de um árduo trabalho, feito por servidores, secretarias e órgãos municipais, e demonstra que estamos no caminho certo”, frisou.

A Lei de Acesso à Informação (LAI), nº 12.527/2011, estabeleceu na administração pública a transparência ativa, que é divulgação de dados e informações feitas pelo poder público, e a passiva, quando as informações são oferecidas mediante requerimento.

Dentro da Controladoria-Geral, a Diretoria de Transparência é responsável pela transparência ativa do Município. Os dados são compilados e podem ser acessados no Portal de Transparência do Município.

“Nós monitoramos e coordenamos a divulgação dessas informações, que são de responsabilidade das secretarias e órgãos municipais. Trata-se de dados com publicação obrigatória, pois são essenciais para que a comunidade, conselhos e demais órgãos de controle possam atuar e cumprir seu papel de fiscalização do Executivo”, explicou Tanimura.

Atendimentos na Ouvidoria. Foto: Emerson Dias

Já a transparência passiva cabe à Ouvidoria-Geral do Município. Ela é o canal oficial para que o cidadão transmita à Prefeitura suas denúncias, reclamações, sugestões, dúvidas, elogios, entre outras demandas.

De acordo com o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches, embora tenha sido implementada há pouco tempo, a Ouvidoria-Geral é cada vez mais acessada pelos cidadãos londrinenses. “Apesar de ter apenas quatro anos, a população encontra na Ouvidoria-Geral um canal eficaz e tem a segurança de que terá sua resposta ou, muitas vezes, solução dos problemas. Importante salientar que uma das ferramentas utilizadas pelas ouvidorias é de sugestão aos órgãos. E muitos cidadãos dão sua contribuição, sugerindo medidas que podem melhorar e desburocratizar o serviço público, de forma geral”, destacou.

Conforme o relatório anual do órgão, em 2019 foram registrados 6.042 contatos via formulário eletrônico, quase o dobro do ano anterior, que foram 3.963 registros ao todo. Só em 2020, até o mês de julho, o sistema já reportou 3.837 demandas via formulário eletrônico.

Servidores

Outra excelente colocação foi conquistada pelo Município quanto à qualificação dos servidores municipais. O critério avaliado refere-se a razão entre o número de servidores com ensino superior, na administração direta, versus o número total de servidores da administração direta, que são 6.856 pessoas.

A secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, ressaltou que é motivo de orgulho, para o Município, ter um corpo funcional tão qualificado e disposto a aprender. “Para qualquer empresa, pública ou privada, isso significa ter um servidor, ou funcionário, mais preparado para resolver problemas, trabalhar com mais eficiência e ser mais produtivo. E isso melhora a competitividade municipal, ou seja, conseguimos oferecer os melhores serviços ao cidadão e sermos mais eficientes. Então esse pilar da qualificação é muito importante, é fundamental ter pessoas capacitadas para o trabalho, e isso melhora vários outros indicadores.

Um dos grandes diferenciais que a Prefeitura de Londrina pôde desenvolver, graças a essa equipe altamente qualificada, é a Escola de Governo, que faz a gestão da formação dos servidores municipais. Vinculada à Secretaria Municipal de Governo, a Escola de Governo da PML oferta cursos em uma plataforma de ensino on-line e com código aberto, para capacitação de servidores e, em alguns casos, da comunidade externa também.

Segundo a diretora educacional Andrea Carvalho Beluce, a atuação da Escola de Governo abrange a articulação dos objetivos e necessidades entre diversas secretarias e órgãos. “Nós utilizamos o capital humano que a Prefeitura possui, que é riquíssimo, para favorecer a formação dos servidores. O servidor, muitas vezes, compartilha seus saberes teóricos e experienciais fora da Prefeitura, e queríamos capitanear isso para dentro. Desde sua implantação tem sido um trabalho muitos produtivo, com ótimos resultados”, explicou.

Beluce citou que a Prefeitura já promovia cursos, treinamentos e atualizações, mas gerenciados e executados dentro de cada secretaria e órgão municipal. “Temos todos os dados de todas as formações, e graças a esse acompanhamento pudemos analisar estatisticamente quais os cursos com mais êxito, quais demandas educacionais mais urgentes ou emergenciais, e o que o servidor mais solicita. Com isso, pudemos nortear nossa atuação. E, enquanto a maior parte das Escolas de Governo país afora foca em cursos de gestão pública, a nossa proposta é a articulação entre diversos saberes, de forma indisciplinar, holística e integrada”, disse.

Com quase 100% do portfólio cursos em meio on-line e mais de 17 mil cursistas cadastrados, a Escola de Governo da PML ultrapassou, em 2020, a marca de 82 mil certificados emitidos. “E queremos dar continuidade a esse trabalho, investindo ainda mais na formação. Temos proposta para que, ano que vem, possamos ofertar cursos de especialização e mestrado profissional, implementando o ensino lato sensu, tanto para servidores como também para população em geral”, adiantou a diretora educacional.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.