Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Inscrições encerrarão no dia 9 de março e o encontro terá transmissão on-line para quem quiser acompanhar remotamente

No dia 12 de março, das 8h às 12h30, a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e do Conselho Municipal da Cidade (CMC), vai realizar a 6ª Conferência Municipal de Planejamento Urbano, no auditório da Unicesumar, na Avenida Santa Mônica, 450.

Os interessados em participar já podem se inscrever pelo formulário on-line disponível no site do Ippul (clique aqui). As inscrições encerram no dia 9 de março, sendo que os delegados terão direito à voz e voto e os ouvintes poderão acompanhar o evento presencial ou remotamente, pois o encontro será transmitido on-line.

Na oportunidade, será apresentado o processo de revisão das leis complementares do Plano Diretor de Londrina (Lei Municipal nº 13.339/2022) e do processo de elaboração dos códigos de Obras, Ambiental e de Posturas, além da Lei de Patrimônio Histórico e Cultural e outras relativas ao Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Outorga Onerosa e do IPTU Progressivo, que devem ser atualizadas no próximo ano. “Isso representa a participação social no processo de gestão do território municipal de Londrina. Por isso, chamamos a atenção da população para que participe e se inscreva com antecedência, visto que faltam menos de 10 dias para a realização da conferência”, convidou o diretor-presidente do Ippul, Tadeu Felismino.

No encontro, também será proposta a inclusão da eleição de três representantes da comunidade para comporem o conselho gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), criado pela Lei Municipal nº 12.244/2015. O fundo tem como finalidade aplicar os recursos provenientes das receitas da outorga onerosa do direito de construir e da alteração de uso e de recursos do Estado e da União.

Outra novidade da conferência será a eleição dos novos membros da sociedade civil para compor a gestão de 2022 a 2024 do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial de Londrina. Ao todo, devem compô-lo 34 membros, sendo 12 vagas para gestores e administradores públicos, nove para movimentos sociais e populares, quatro para trabalhadores, quatro para empresários, três para entidades acadêmicas e de pesquisa e outras duas para as organizações não governamentais. “O novo conselho, nos próximos três anos, terá um papel importantíssimo que será de acompanhar o processo de elaboração das leis urbanísticas, que detalham as diretrizes do Plano Diretor. Temos quatro leis para serem aprovadas neste ano, que são a Lei do Perímetro Urbano, Uso e Ocupação do Solo, do Parcelamento do Solo e do Sistema Viário”, explicou Felismino.

Com essas mudanças, o atual Conselho Municipal da Cidade (CMC) passará a se chamar Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial de Londrina adequando-se à Lei Municipal nº 13.339/2022 (Lei Geral do Plano Diretor). Apesar da reestruturação, ele continuará exercendo o papel consultivo, em que abre espaço para a população ajudar no processo de planejamento urbano e gestão territorial do Município.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.