Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudo produzido pela empresa de consultoria e inteligência Urban Systems, para a revista Exame, aponta que o município se destaca em quatro setores: imobiliário, educacional, agropecuário e comercial

Londrina é destaque em quatro setores do estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0, produzido anualmente para a revista Exame pela empresa de consultoria e inteligência Urban Systems. Em 2020, com metodologia diferente dos anos anteriores, o levantamento teve como foco seis segmentos: educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário/construção civil e agropecuária. Foram analisados indicadores e dados de todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes (de acordo com a estimativa do IBGE para 2020), totalizando 326 cidades e 121,9 milhões de habitantes. A lista é composta pelos 100 melhores colocados em cada área.

Segundo a pesquisa, os setores onde a metrópole norte-paranaense mais se sobressai são o mercado imobiliário (25ª colocação no país e 3ª posição na região sul); educação (30ª colocação no país e 4ª posição na região sul); agropecuária (34ª colocação no país e 9ª posição na região sul); e comércio (37ª colocação no país e 5ª posição na região sul).

O prefeito Marcelo Belinati avalia que o resultado mostra a resiliência do município frente ao novo Coronavírus, já que o levantamento também incluiu os impactos causados pela pandemia em cada setor. “Este último ano foi difícil e atípico para todas as cidades, e o fato de Londrina estar bem colocada em diversos segmentos mostra voltou a ser referência para atrair novos investimentos e negócios, demonstrando grande competitividade. O bom desempenho do município é benéfico para toda a região norte do Paraná, somos a locomotiva de uma região metropolitana com 1,2 milhão de habitantes”, salientou.

Já o diretor-presidente da Codel, Bruno Ubiratan, lembrou que a cidade vem realizando várias ações importantes que ajudarão a desenvolver ainda mais o seu potencial econômico. “Muitas obras de infraestrutura fundamentais vêm sendo feitas nos últimos anos, incluindo o Arco Leste, a duplicação de rodovias, a expansão do Aeroporto e as tratativas para sua concessão à iniciativa privada. Além disso, a construção da Cidade Industrial de Londrina e do Tecnocentro contribuirão para consolidar a vocação de Londrina para o desenvolvimento. Esse cenário tem atraído grandes empresas para a cidade, como a J.Macêdo, a Tata e a BRF, que contribuem para fortalecer o nosso ecossistema produtivo”, disse.

O levantamento

O ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios tem o objetivo de servir como parâmetro para a qualificação de mercados específicos, sintetizando informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais. A análise leva em consideração tanto dados primários quanto aqueles colhidos junto a instituições oficiais de pesquisa. Os indicadores se referem a eixos como: evolução do setor; oferta concorrente; impacto da pandemia no setor; demanda e/ou crescimento da demanda; e infraestrutura complementar. Cada um dos seis segmentos econômicos contemplados pela pesquisa foi analisado com base entre oito e doze indicadores específicos. O estudo completo está disponível aqui.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.