Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa inova a gestão municipal com tecnologia de blockchain, para garantir a segurança e exclusividade dos dados compartilhados

Londrina acaba de se tornar pioneira na adoção do B-Cadastro, com a contratação do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) para prestação de serviços de tecnologia de informação e comunicação, contemplando serviços de fornecimento de cadastro compartilhado desenvolvido pela Receita Federal do Brasil (RFB).

O B-Cadastro é uma plataforma inovadora desenvolvida pela Receita Federal, que tem como objetivo compartilhar informações cadastrais de empresas e pessoas físicas com órgãos e entidades públicas. Ela utiliza a tecnologia de blockchain para garantir a integridade e a segurança dos dados, permitindo que os municípios tenham acesso a informações atualizadas de forma rápida e precisa.

O Município de Londrina, através da atuação da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), percebeu que o B-cadastro seria o caminho para a inovação, atualização e melhoria dos processos que envolvem cadastro fiscal para fins tributários. O processo de implantação envolveu o atendimento de diversas normas e regras de segurança estabelecidas pela Portaria RFB /COTEC Nº 54, de 8 de julho de 2017, garantindo que o uso fosse exclusivo para o Município.

O Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), de que a Prefeitura de Londrina faz parte, foi o responsável por receber as informações dessa plataforma, que utiliza a tecnologia de blockchain para garantir a segurança e exclusividade dos dados compartilhados. A iniciativa tem o potencial de trazer benefícios significativos para a gestão tributária e para a oferta de serviços ao cidadão no futuro.

Para o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, a implementação do B-Cadastro na gestão tributária da SMF em Londrina representa um marco na modernização da gestão municipal, trazendo uma série de benefícios para o município e seus cidadãos. “Com informações atualizadas diariamente e a garantia de segurança dos dados através da tecnologia de blockchain, a Prefeitura estará mais preparada para tomar decisões estratégicas e oferecer serviços de maior qualidade para a população. Diante disso, Londrina tornar-se-á referência para a implantação futura do B-Cadastro por outros municípios”, enfatizou.

Segundo o Gerente Fiscal do ISSQN, Fabio Henrique Corpa, o B-Cadastro permite atualizações e acessos diários cadastrais de empresas e pessoas físicas. “Essa melhoria permitirá maior eficiência na gestão tributária, além de facilitar a oferta de serviços aos cidadãos em etapas futuras. Agora, é possível identificar com agilidade mudanças cadastrais, porte empresarial e até mesmo o encerramento de atividades comerciais, proporcionando uma visão mais clara do cenário econômico e tributário local”, disse.

Além do B-Cadastro, o CIGA manifestou que está envolvido em outros compartilhamentos cadastrais, como a Redesim e o sistema tributário do Simples Nacional. Com a nova plataforma, a qualidade das informações disponíveis para as prefeituras será ainda maior, tornando os serviços ao cidadão mais ágeis e eficientes.

Segurança e privacidade dos dados 

Um dos aspectos cruciais do B-Cadastro é a utilização da tecnologia de blockchain para proteger os dados compartilhados. Essa tecnologia de ponta assegura a integridade das informações e impede que sejam adulteradas ou acessadas por terceiros não autorizados. Com isso, a população pode ficar tranquila em relação à privacidade de seus dados pessoais.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.