Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Município foi um dos 12 escolhidos, entre mais de 60 cidades, para participar da iniciativa; foram levados em conta critérios como pluralidade de perfis da liderança, engajamento do prefeito, capacidade técnica e relacionamento com o legislativo

O município de Londrina está entre as 12 cidades selecionadas para participar da Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas. Esta iniciativa tem como objetivo prestar suporte e incentivar os governos, no âmbito municipal, para que possam aprimorar processos de reformas administrativas e estratégias de gestão de pessoas. O resultado foi divulgado terça-feira (16) pela Comunitas, instituição realizadora da ação, e organização da sociedade civil que atua em um pacto coletivo entre diferentes setores para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Cerca de 60 municípios participaram do processo seletivo realizado pela Jornada.

Dentre os critérios avaliados para a escolha do município estiveram a pluralidade de perfis da liderança, engajamento do prefeito, capacidade técnica interna e relacionamento com o legislativo. Além do prefeito Marcelo Belinati, a liderança do projeto em Londrina será o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, que conduzirá uma equipe técnica com perfis técnico-operacional, de finanças e jurídico.  A realização da Jornada ocorre por meio da Comunitas, em parceria coma Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público.

Com a aprovação nesse projeto, a Prefeitura de Londrina agora receberá suporte especializado e acesso gratuito a conteúdos teóricos, vivências, imersões e mentorias coletivas e individuais, que servirão de base para iniciativas que possam ampliar a qualidade e eficácia dos serviços prestados à população.

A duração da Jornada será de três meses, entre março e junho de 2021. Durante esse período, serão realizados encontros virtuais semanais entre representantes do Município de Londrina e mentorias individuais para análise das especificidades locais e levantamento de demandas. Ao final do programa, as prefeituras deverão apresentar um projeto, aplicável conforme a sua realidade, a partir da troca de experiências e dos levantamentos produzidos.

De acordo com o secretário de Governo, Alex Canziani, a seleção de Londrina para a Jornada, entre dezenas de cidades brasileiras, evidencia a qualidade e capacidade da atual gestão municipal. Ele também frisou que essa experiência será de grande contribuição para a administração. “A iniciativa permite o recebimento de conteúdos abordados por especialistas, que poderão ser debatidos e alinhados para a condução de um projeto que buscará aperfeiçoar os mecanismos da gestão. Estamos muito contentes com a notícia da escolha de Londrina. O maior ativo da Prefeitura são os seus servidores, e toda capacitação ou projetos que proporcionem a modernização dos serviços públicos, e a gestão desses profissionais, são muito bem-vindos”, comentou.

Já a secretária municipal de Recursos Humanos, Juliana Faggion Bellusci, que também faz parte do grupo de trabalho para a Jornada, frisou que as ações inseridas nas políticas de gestão de pessoas sempre refletem, de alguma forma, na atuação das secretarias municipais. “Vejo a participação de Londrina como muito positiva, pois alguns dos eixos passam por questões como ambiente de trabalho e melhoria de processos de desenvolvimento humano, entre outros aspectos que são de grande importância e dizem respeito ao segmento de gestão pessoal, que impactam no funcionamento das secretarias. Dentro da Jornada em si, o projeto ainda começará a ser pensado, mas é uma intenção da Secretaria de Recursos Humanos trabalhar com ações como o programa de incentivo a boas práticas e o aprimoramento do plano de cargos da Prefeitura, por exemplo. Estou motivada e creio que bons frutos surgirão deste programa”, disse.

A Jornada terá abordagem centralizada em cinco eixos temáticos, abrangendo possibilidades voltadas a reformas administrativas e em gestão de pessoas. Os temas são Revisão da Legislação; Recrutamento e Seleção para cargos de Liderança; Melhoria de Processos de Desenvolvimento Humano; Melhoria da Qualidade no Ambiente de Trabalho; e Processos de Avaliação de Desempenho. Não é obrigatório aos municípios participantes trabalhar com todos os eixos, sendo aberta a possibilidade de transitar entre os assuntos conforme as características e perfil de cada administração pública.

Essa dinâmica de trabalho será desenvolvida a partir de experiências desenvolvidas pelos governos do Rio Grande do Sul – A Reforma Administrativa e revisão da legislação, realizada em parceria com a Comunitas; e o programa Transforma Minas em gestão de pessoas, realizado pelo governo mineiro, em parceria com a Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público.

Lançamento

Ontem (17), das 18h às 19h45, houve um encontro virtual de lançamento da Jornada. Já na sexta-feira (19), irá ocorrer um encontro de abertura específico para as equipes fechadas de cada município.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.