Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Natal de Londrina se consolida como a maior atração de fim de ano na região; árvore tecnológica foi um destaque nessa última edição

Depois de 45 dias de atrações, a Prefeitura de Londrina encerra as festividades de fim de ano de 2023 e virada para 2024, dando início às desmontagens das decorações instaladas por toda a cidade. A atração principal, no Lago Igapó II, que foi a passarela flutuante de 200 metros de cumprimento, recebeu 109.261 mil visitantes. Este local contou com a árvore de 140 mil leds refletindo imagens variadas, inclusive com o vídeo da contagem regressiva para a chegada de 2024.

Mesmo após a virada do ano, a movimentação se manteve na média dos dias anteriores. Neste fim de semana, o último dia de visitação foi expressivo, com quase quatro mil visitantes (3.723). O maior público recebido na passarela do Igapó foi na noite de 31 de dezembro de 2023, quando a contagem regressiva para virada de ano refletida na árvore de Natal atraiu muitas pessoas, rendendo mais de cinco mil que atravessaram a passarela, número recorde dentre os anos de implantação.

Com uma caminhada noturna, o prefeito Marcelo Belinati esteve no local para se despedir da estrutura e aproveitou para conversar também com alguns ambulantes e visitantes presentes. Ele destacou a força que a atração gera na economia de Londrina. “Milhares de londrinenses, de pessoas de outros estados e de outros países passaram por aqui. Nossa cidade ficou linda e essa movimentação de público fomentou nossa economia, gerou renda e emprego. Mas o principal, é que trouxe esperança. Muitos casais e famílias estiveram aqui e criaram memória afetiva”, destacou.

A desmontagem da estrutura flutuante vai iniciar nesta quarta-feira (17) a partir das 12h, e deve continuar até o fim da semana. Assim como feita para o processo de montagem, a rua Professor Joaquim de Matos Barreto vai ficar interditada durante o dia todo entre o trecho da esquina do Lago até o cruzamento com a rua Tijucas. Um guindaste será usado para alçar as placas que formam a plataforma flutuante, além de carretas que vão ser carregadas com toda a estrutura.

As estruturas instaladas em bairros, distritos, rotatórias, Calçadão Central e ruas centrais já começaram a ser desmontadas na tarde desta segunda-feira (15). Começa pelas árvores-vivas no entorno do Lago II. Depois, serão removidos o elemento (anjo) da avenida Madre Leônia Milito, as decorações da avenida Saul Elkind, e, depois, no Calçadão. Os equipamentos localizados em outros bairros serão desmontados na sequência desse roteiro.

A segurança do Lago recebeu atenção tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Municipal. O patrulhamento foi reforçado e contou com o revezamento de equipes, inclusive com agentes da GM circulando de bicicleta. A GM também contou com um Papai Noel próprio que atuava voluntariamente e percorria os pontos decorados da cidade interagindo com a população, principalmente com as crianças, além de distribuir balas e tirar fotos.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), órgão responsável pela organização do Natal de Londrina, Alex Canziani, enalteceu o apoio de todos os envolvidos para a implantação do Natal 2023. “É um trabalho em conjunto que envolve vários setores. Agradecemos à imprensa e aos influenciadores digitais que ajudaram também na disseminação de informações, aos ambulantes que trabalharam incansavelmente no atendimento à população, aos varredores de rua que toda a manhã deixavam o Lago impecável e às empresas que contribuíram financeiramente também. É todo esse empenho que fez com que milhares de pessoas viessem passear e consumir aqui na cidade”, avaliou.

Canziani ainda lembrou dos concursos que geraram interação entre a população, o de Decoração e o de Fotografia. “Trouxemos a movimentação dos concursos de fim de ano que deixaram nossa cidade mais bonita com prédios, casas e Igrejas decoradas e iluminadas, além da movimentação nas redes sociais para o público votar e escolher os concorrentes preferidos”, pontuou.

O Concurso de Decoração Natalina foi uma realização do Visite Londrina e com a promoção da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e da RPC (afiliada Globo no Paraná). Contou, também, com apoio da Prefeitura de Londrina, via Codel. O Móveis Brasília e os shoppings Londrina Norte, Boulevard, Com-Tour e Catuaí compuseram o grupo de patrocinadores do concurso, com os vale-compras. Já o concurso de Fotografia Natalina foi organizado pelo Foto Clube com apoio da Codel, LAVi Governança do Audiovisual e Londrina Inteligente. Os valores das premiações foram viabilizados pela Acil.

O Quiosque dos Pedalinhos no Igapó 2, que inaugurou um novo espaço de convivência com banheiro e a venda de alimentos, sorvetes, açaí e bebidas não alcoólicas, além de um píer maior, volta, a partir de hoje, com o atendimento em horário normal, das 9h às 19h todos os dias. Os veículos dos passeios motorizados com a Carreta Fabulosa e com o Ônibus City Tour levaram milhares de turistas para conhecer os pontos de decoração na região do Lago Igapó.

E, para abrilhantar o encerramento, a Orquestra de Metais de Londrina fez uma apresentação em frente à entrada da passarela do Lago Igapó II, na sexta-feira (12) à noite. O grupo foi formado por 32 músicos instrumentistas que tocaram canções com um repertório que foi da MPB ao pop internacional.

Quanto à movimentação na área central, onde o Calçadão e a rua Sergipe receberam decorações, incluindo a casinha do Papai Noel, o presidente da Acil, Ângelo Pamplona, relatou que a presença foi superior em relação a 2022. “Percebemos que a nossa população e pessoas de fora vieram prestigiar o comércio de rua. A casinha do Papai Noel teve muita procura pelas famílias. E temos relatos de lojistas de que as vendas deste ano superaram o ano anterior”, declarou.

O Natal de Londrina contou com o apoio financeiro de Itaipu Binacional, Cocamar, Sisprime e Viação Garcia.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.