Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Instituto Trata Brasil divulgou, nesta semana, o ranking de saneamento básico das cem cidades brasileiras mais populosas. De acordo com o estudo, o município de Londrina está entre as 15 cidades com melhor saneamento do Brasil, ocupando o 14º lugar. A cidade subiu cinco colocações, saindo da 19ª posição para a 14ª, com relação ao levantamento anterior, divulgado em 2023.

O ranking considera indicadores como acesso e eficiência do serviço, desperdício de água pelo sistema e investimentos no setor, usando como referência dados de 2022. O levantamento foi realizado com base nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades, e contou com parceria da GO Associados.

Segundo o estudo, 15 das 20 cidades mais bem avaliadas no acesso a água, coleta e tratamento de esgoto estão no Paraná e em São Paulo. Em média, os 20 melhores municípios têm 98,8% da população com acesso à água potável, a média de coleta de esgoto é de 96% e a de tratamento de esgoto de 78,4%.

Planejamento, Marcelo Canhada. Foto: arquivo NCom

Londrina alcançou 99,9% no Indicador de Atendimento Total de Água, 99,9% no Indicador de Atendimento Total de Esgoto, e 89,06% em Tratamento de Esgoto. O investimento total do Município, de 2017 a 2021, foi de R$ 441,18 milhões.

Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, subir da 19ª para 14ª colocação entre as cidades com melhor saneamento do Brasil é uma conquista importante, porém precisa haver mais investimentos nesta área. “É fato que Londrina precisa de mais investimentos por parte da Sanepar, afinal o londrinense paga uma das tarifas mais altas do Brasil. Vamos continuar cobrando”, afirmou.

Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora o saneamento básico dos municípios mais populosos do país. Segundo a instituição, 32 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e 90 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto. Clique aqui para ter acesso ao ranking completo.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.