Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em junho, a cidade lusitana celebrou a fundação de Portugal, com participação do secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves

O prefeito Marcelo Belinati recebeu em seu gabinete, na tarde de segunda-feira (18), o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, que o representou na cidade portuguesa de Guimarães, cidade irmã de Londrina. Entre os dias 23 e 27 de junho, Guimarães celebrou a Batalha de São Mamede, marco da fundação do reino de Portugal, e o secretário municipal de Governo participou como representante de Londrina. As comemorações também abordaram o aniversário da irmandade entre Londrina e Guimarães, oficializado em 1985.

Em Guimarães, que é considerada berço da nacionalidade portuguesa, Esteves foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança. Ocupante do cargo equivalente ao de prefeito, Bragança presenteou o prefeito Marcelo Belinati, com uma camisa autografada do Vitória Sport Clube, clube da cidade lusitana.

No brasão do clube, está a figura do primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques; e a camisa foi entregue ao prefeito de Londrina pelo secretário de Governo, na segunda-feira (18). “Bragança também enviou uma mensagem ao prefeito Marcelo Belinati, em que se compromete a visitar Londrina e deixou um convite para que este também vá a Guimarães. Seu objetivo é aprofundar os laços e as relações, especialmente as econômicas, entre as duas cidades”, explicou Esteves.

O secretário municipal de Governo também teve a oportunidade de se reunir com o ministro da Administração Interna de Portugal, José Luís Carneiro; a vice-presidente do Executivo, Adelina Paula Mendes Pinto, e demais secretários e autoridades locais. “Nesses encontros foi possível estabelecer contatos para darmos prosseguimento aqui, nas mais diversas áreas, como educação e cultura. O nosso papel, enquanto Secretaria Municipal de Governo, é fazer essa ponte para internacionalizar Londrina cada vez mais. Para isso, estamos retomando e recuperando as atividades com nossas cidades irmãs, o que é muito importante”, ressaltou.

Além de Guimarães, também possuem acordo de irmandade com Londrina as cidades de Nishinomiya e Nago (Japão); Leon (Nicarágua); Concepción (Paraguai); Toledo (Estados Unidos); Modena (Itália); Zhenjiang e Heyuan (China); e Bilbao (Espanha). E, desde agosto de 2021, Foz do Iguaçu (Brasil).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.