Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Monumentos estão coloridos para marcar campanha nacional; decoração foi feita pela Londrina Iluminação

A Prefeitura de Londrina também aderiu ao “Junho Vermelho”, que marca a campanha nacional de doação de sangue. Monumentos da cidade como “O Passageiro”, Concha Acústica, a fachada da Biblioteca Municipal, barragem do Lago Igapó e o Viaduto Edson de Jesus Deliberador, na Avenida Dez de Dezembro, estão decorados com a cor vermelha, num trabalho executado pela Londrina Iluminação (LI). Alguns órgãos da Administração municipal, como a Secretaria de Educação, por exemplo, também aproveitam a data para iluminar a fachada da sua sede, a “Casa da Educação”, que fica na Rua Humaitá, Jardim Kannedy/Quebec. A iluminação diferenciada nestas localidades deve permanecer nas próximas semanas.

“Já estamos quase no inverno, e com a queda na temperatura infelizmente os estoques dos hemocentros ficam mais baixos”, salienta o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi. “Este movimento é importante para lembrar as pessoas que o ato da doação é extremamente importante, e pode ser feita em qualquer época do ano”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue. O número representa 1,6% da população, o que está dentro do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de, pelo menos, 1% da população. Apesar disto, o número está longe de atender a atual demanda, ainda maior devido à pandemia de Covid-19.

Origem da campanha

A campanha Junho Vermelho foi criada em 2015 pelo movimento “Eu Dou Sangue”. Além das baixas temperaturas, outra motivação para a escolha do mês de junho foi o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho.

No mundo todo, os bancos de sangue registraram baixas durante a pandemia de Covid-19. Entretanto, o Ministério da Saúde e os hemocentros garantem que tomaram todas as medidas para evitar chances de contágio nos momentos da doação.

Quem contraiu a Covid-19 pode doar sangue, desde que respeite um período mínimo de 30 dias após a melhora completa de sintomas. O mesmo vale para gripes ou resfriados.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.