Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com a sanção da lei nº 13.227/2021, evento passa a fazer parte do calendário oficial do Município; programação será realizada anualmente, na semana de 16 de maio

O prefeito Marcelo Belinati sancionou, no dia 5 de julho, a lei nº 13.227/2021, que institui, como parte do calendário oficial  de eventos do Município, a Semana Municipal da Transparência e Combate à Corrupção. A partir de 2022, o evento passará a ser promovido, anualmente, na semana do dia 16 de maio. Entre outras atividades, a programação incluirá capacitações para servidores públicos, palestras, oficinas e debates abertos à população. Também será uma oportunidade para que diferentes entidades públicas, secretarias, autarquias e órgãos, assim como instituições de ensino superior, apresentem suas realizações e projetos nas áreas da transparência e controle social.

Organizada pelo Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (CMTCSL) – com apoio da Prefeitura de Londrina e do Observatório de Gestão Pública – a Semana Municipal da Transparência e Combate à Corrupção teve sua primeira edição em 2014. Porém, com sua integração ao calendário oficial de Londrina, a atividade se consolida e ganha ainda mais projeção.

O presidente do CMTCSL, Auber Pereira, explicou que a iniciativa que resultou na lei nº 13.227/2021 partiu do próprio órgão, que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Londrina para sua concretização. Participaram, da elaboração do projeto de lei, os vereadores Lenir de Assis e Nantes. “Estamos muito felizes com essa realização, porque ela contribui para a mudança de cultura da nossa sociedade, incentivando a participação popular no combate à corrupção. Além disso, a partir de agora poderemos convidar os poderes Legislativo e Judiciário para que participem das atividades, que passarão a ser realizadas na sede da Câmara Municipal”, afirmou Pereira.

De acordo com a assessora administrativa do CMTCSL, Francesca Amaral, a data escolhida para a realização da Semana da Transparência e Combate à Corrupção alude ao dia 16 de maio de 2012. Naquela ocasião, entrou em vigor a lei federal nº 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI). Ainda segundo Amaral, a intenção é que o evento continue a incluir, em sua programação, a cerimônia de entrega dos prêmios Boas Práticas em Conselhos Municipais, Boas Práticas na Gestão Pública e Londrina Cidadania, todos concedidos pelo Observatório de Gestão Pública de Londrina.

“A nova lei é um avanço importantíssimo, que vem para fortalecer o trabalho já realizado, em Londrina, na área de controle social. Nas edições anteriores da Semana, tivemos debates e apresentações de propostas muito relevantes. Devido à pandemia e às discussões sobre a legislação, não tivemos oportunidade de realizar a Semana da Transparência e Combate à Corrupção em 2020 e 2021. Estamos nos preparando para voltar no próximo ano, com um evento que agora tem força de lei”, frisou Amaral.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.