Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Instituições credenciadas no CMDCA podem enviar vídeos de 1 minuto para falar sobre o assunto; material será disponibilizado para a população pela internet

A Prefeitura de Londrina, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), deu início à organização das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece anualmente em 18 de maio.

O objetivo é debater as medidas de prevenção ao abuso e exploração sexual infantil no município de Londrina, assim como a proteção às vitimas dessas e outras formas de violência. Para isso, as instituições registradas no CMDCA estão sendo convidadas a elaborarem vídeos curtos, de cerca de 1 minuto de duração, abordando o assunto. Elas têm até essa sexta-feira (30) para encaminhá-lo ao endereço de e-mail divulgacao.cmdca.londrina@gmail.com.

As entidades poderão falar sobre os serviços que ofertam em Londrina; orientar as crianças e adolescentes sobre o que é considerado abuso, violência ou outros tipos de maus-tratos; abordar os direitos desse público; ou até mesmo produzirem algo lúdico para as crianças e adolescentes.

Até o momento, de acordo com a secretária executiva do CMDCA, Daniele Fioravante, dez instituições já enviaram materiais para a campanha. “As instituições podem selecionar o formato de mensagem que considerarem mais interessante para marcar o dia 18 de maio. Elas podem realizar uma peça teatral curta, uma apresentação de dança, a leitura de um poema, uma encenação com fantoches, entrevistas com os educandos ou mesmo mostrarem o dia a dia da instituição. A escolha vai da criatividade de cada instituição”, disse Fioravante.

A intenção é que essas produções sejam transmitidas pelos perfis do CMDCA nas redes sociais (Facebook e Instagram) e na reunião da plenária, que acontecerá no dia 13 de maio, às 8h30, pela internet. Nessa plenária, devem participar integrantes da Prefeitura de Londrina; Ministério Público do Paraná; Vara da Infância e Adolescente; NUCRIA; e Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC). Para participar da plenária, não será necessário se inscrever com antecedência. Basta acessar o link: http://webconf.londrina.pr.gov.br/b/dan-frw-x9j.

Diferentemente de outros anos, nesta edição, os debates acontecerão somente pela internet, para evitar a aglomeração de pessoas e possível proliferação do novo Coronavírus. Por isso, não haverá o tradicional ato público no Calçadão e as apresentações na Concha Acústica. “Nossa intenção é não deixar esse assunto tão importante cair no esquecimento da sociedade. Apesar de termos o Estatuto da Criança e do Adolescente em vigor há 30 anos, ainda existem muitos casos de violência e abuso, que causam muito sofrimento para as crianças e adolescentes. Precisamos continuar chamando a atenção e conscientizando a sociedade, e ensinando as vítimas a reconhecerem e a denunciarem os maus-tratos”, reforçou a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida.

Sobre o dia 18 de maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído, em 2000, pela Lei Federal nº. 9.970. A data lembra o dia 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos de idade, desapareceu a caminho de casa. Ela foi sequestrada, violentada sexualmente e brutalmente assassinada em Vitória (ES). Seu corpo foi encontrado carbonizado, após seis dias de buscas. Os suspeitos de cometerem o ato eram jovens de classe média alta, que até hoje, 45 anos depois do crime, não foram punidos.

Como denunciar – O cidadão que verificar alguma das situações de violência sofridas por crianças e adolescentes deve fazer a denúncia pelo Disque 100. O serviço funciona 24 horas e é gratuito, não sendo necessário se identificar.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.