Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Abertura será na terça-feira (1°) e ação faz parte da campanha Agosto Dourado, para incentivo e promoção da amamentação

Começa na próxima terça-feira (1°) mais uma edição da campanha Agosto Dourado, que abre com a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai oferecer palestras, oficinas e outras ações para capacitar médicos, enfermeiros, assistentes sociais, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e demais profissionais e estudantes da área.

Esse ano, a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) divulgou que as atividades, promovidas em diversos países, se pautam no tema “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”. Dessa forma, em Londrina a programação vai abordar as dificuldades que a mãe trabalhadora enfrenta em relação à amamentação, já que o aleitamento materno é preconizado como alimento exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança.

A abertura da Semana de Aleitamento Materno será na terça-feira (1°), às 8h, no auditório da Unicesumar. As inscrições para o público-alvo podem ser feitas na plataforma da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, neste link. As ações são promovidas em parceria com o Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA).

Esse será o assunto da palestra que abrirá o evento, às 8h30. Em seguida, a programação terá uma mesa de discussão sobre “Desafios da amamentação para a mulher”, seguida de nova palestra a respeito da “Paternidade Responsável”.

Segundo a assessora técnica da Diretoria de Atenção Primária (DAPS) da SMS, Daniela Gomes, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também devem realizar, em seus territórios, atividades especiais durante a campanha Agosto Dourado. “A Saúde promove este evento porque o aleitamento materno está diretamente relacionado ao bem-estar do binômio mãe-filho, à construção de vínculo, além do pleno desenvolvimento e crescimento da criança. Ou seja, é vinculado diretamente às melhores condições de saúde”, ressaltou.

A campanha Agosto Dourado, que vai prosseguir pelas próximas semanas, alude ao fato de que o leite materno é classificado como alimento padrão-ouro pela sua altíssima qualidade e fonte de nutrientes para os bebês, principalmente nos primeiros meses de vida.

Integrante do CALMA, a enfermeira da SMS, Giselle Lima Aguiar Correia, explicou que por meio do Agosto Dourado são realizadas as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, visando empoderar as famílias e incentivar a amamentação. “É importante sensibilizar a todos que estudos comprovam vários benefícios existentes no leite humano, desde a presença de todas vitaminas, proteínas, água e vários outros componentes. Também promove diminuição do nível de inflamação, aumenta o cortisol e traz diversos outros benefícios para o bebê e para a mulher. Outro fator muito importante, que não podemos esquecer de sensibilizar, é a importância do apoio família e de toda rede de convívio da puérpera”, complementou.

Correia, que também coordena a Saúde da Criança e Adolescente da DAPS/SMS, contou que a amamentação representa um grande desafio em diversas frentes. “Muitas dificuldades vivenciadas pelas mulheres que amamentam é a falta de apoio do núcleo familiar, principalmente quando apresenta algum problema que venha enfraquecer essa ação. Há ainda a questão do impacto da licença remunerada, do apoio no local de trabalho e das normas parentais emergentes sobre a amamentação”, acrescentou.

Agenda

O segundo dia trará, também no auditório da Unicesumar, a atuação da Atenção Primária em Saúde (APS) dentro do contexto do aleitamento materno. Assim, na quarta-feira (2), às 8h, inicia palestra sobre “O papel da APS no acolhimento às puérperas” e, logo após, uma apresentação a respeito do “Fortalecimento de Vínculo e Aleitamento Materno”. No mesmo dia, outra palestra vai destacar a importância do Banco de Leite. A programação encerra com uma exposição sobre mitos e verdades em relação ao aleitamento materno.

Na quinta-feira (3), a agenda da Semana de Aleitamento Materno vai debater uma visão mais abrangente para a amamentação. Dessa forma, as duas primeiras palestras do dia abordam “O Olhar Sistêmico do Aleitamento Materno”, seguida de “A Intersetorialidade e o Aleitamento Materno”. Haverá ainda uma mesa de discussão, discutindo “A Multidisciplinariedade e o Aleitamento Materno”, e encerrando as atividades a apresentação de uma experiência bem-sucedida.

Ainda na quinta (3) e sexta-feira (4), serão promovidas oficinas de manejo de aleitamento materno. Podem se inscrever auxiliares e técnicos de enfermagem, assim como técnicos em saúde bucal. Os participantes terão direito a um certificado, emitido pela Escola de Governo PML, mediante inscrição feita aqui.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.