Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo foi alinhar as ações e estratégias em prol do fortalecimento das políticas públicas para as mulheres paranaenses

Ontem (2), a Prefeitura de Londrina participou da primeira reunião on-line, em 2021, do Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres do Paraná (FGMPM). O encontro reuniu representantes de diversos municípios paranaenses, como Curitiba, Maringá, Guarapuava, Fazenda Rio Grande e Apucarana.

O objetivo foi alinhar as ações e estratégias em prol do fortalecimento das políticas públicas para as mulheres paranaenses, além de apresentar as novas gestoras que estarão à frente dos organismos de políticas para as mulheres durante a gestão dos municípios entre 2021 e 2024.

Por meio de ações integradas, o FGMPM atua na proposição de soluções conjuntas para os interesses comuns. Com isso, busca-se assegurar a transversalidade das políticas públicas para as mulheres, relacionando-as com as demais políticas em âmbito municipal. Assim, vários municípios se unem para buscar soluções em nível estadual e federal para os interesses comuns.

 “Embora os municípios tenham suas especificidades e pautas próprias, boa parte delas são comuns, como a necessidade de repasses orçamentários pela União e Governo Estadual para a implementação das políticas públicas para as mulheres; a criação e fortalecimento dos serviços integrados; e a criação de mais Casas Abrigos e novos Centros de Atendimento às Mulheres vítimas de violência. Enfim, é uma gama de ações e estratégias que são realidade em vários municípios”, explicou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Doy Fernandes.

Entre os temas debatidos nestes encontros, estão o fortalecimento dos serviços integrados, a importância da participação efetiva de representantes municipais nas instâncias estadual e federal, a articulação em prol da criação de um fundo estadual para financiar as políticas para as mulheres, e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

Até o final de 2019, os 15 municípios que compõem o Fórum se reuniam, a cada três meses, presencialmente. Porém, com a chegada da pandemia da Covid-19, as trocas de informações passaram a ser feitas por Whatsapp e as reuniões por plataformas como Google Meet, como aconteceu hoje.

Participaram da reunião on-line representantes dos municípios de Londrina, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Maringá, Apucarana.  Fruto desses encontros, em maio de  2020, o  Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres do Paraná (FGMPM) encaminhou ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos as demandas para o enfrentamento à violência doméstica, familiar e sexual contra as mulheres.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.