Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Profissional técnico do Senai Paraná compete na modalidade Computação em Nuvem. Resultado será revelado no dia 04 de fevereiro

O Senai Paraná segue com grandes chances de representar o Brasil na maior competição profissional de nível técnico do mundo, a WorldSkills International, marcada para acontecer em outubro, no Centro Nacional de Exposições e Convenções em Shanghai, na China. Thiago Rocha de Araújo, do Senai Londrina, disputa a vaga na modalidade #53 - Computação em Nuvem, competindo com os estados de São Paulo, Santa Catarina e Bahia.

A seletiva final estava marcada para acontecer de maneira presencial, na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, de 1º a 4 de fevereiro, mas em decorrência do aumento no número de casos de Covid-19 em várias regiões do país, a eliminatória final foi reestruturada para acontecer de maneira remota. O resultado será revelado no dia 4 de fevereiro, em live a ser transmitida por meio de link exclusivo para as delegações participantes.

“Enviamos nosso fiscal de provas para Santa Catarina e nosso competidor é monitorado pelo fiscal de provas do estado de São Paulo. Além disso, ainda temos câmeras instaladas na sala da competição, transmitindo ao vivo imagens para a comissão técnica e avaliadores, por meio do aplicativo Google Meet”, explica Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills.

Thiago já mostrou sua competência técnica ao sagrar-se campeão na seletiva estadual da WorldSkills para Computação em Nuvem e ao conquistar o ouro para o Brasil na Sansung Skills de 2021, na mesma modalidade, competindo com profissionais de Singapura, Taiwan, Rússia, Japão e Coreia.

 “O grande desafio agora é conquistar a vaga para representar o Brasil no mundial de profissões na China. Thiago está entre os favoritos e segue o legado deixado por seu antecessor, também do Senai Londrina, Leandro Ribeiro Moreira, atual campeão nacional e vice-campeão mundial em Kazan, na Rússia, na mesma modalidade”, diz Pires.

Para Thiago, ter a chance de representar o Brasil internacionalmente é motivo de orgulho. “Participar de tudo isso é gratificante. As provas, para esse tipo de competição, exigem alto nível profissional e técnico; estou estudando e trabalhando há três anos para esse dia. Estou bem confiante e muito feliz de estar competindo, mesmo que seja de maneira remota, em decorrência da pandemia. Durante todo esse processo tive um grande crescimento, não só técnico e intelectual; cresci como profissional e como pessoa. Vou dar o meu melhor e o resultado vai ser consequência de todo o trabalho construído até agora”, afirma Thiago.

Empresas buscam cada vez mais pela Computação em Nuvem:

A computação em nuvem ainda é um tema recente, mas está se tornando madura muito rapidamente. Empresas de médio, pequeno e grande porte estão adotando a tecnologia gradativamente como alternativa para diminuir custos e aumentar o ganho em escala.

 “Resumidamente, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência pela Internet – “a nuvem”, para oferecer soluções mais rápidas, recursos flexíveis e economia de escala”, explica Thiago que é formado em Técnico em Informática pelo Senai Londrina, e trabalha como Engenheiro DevOps/Analista de Sistemas na fintech americana WEX.

O Engenheiro DevOps competidor do Senai Paraná também destaca as excelentes oportunidades para quem busca trabalhar no Setor da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). “A Computação em Nuvem é uma área que oferece muitas oportunidades para os profissionais de tecnologia. Temos profissionais que atuam especificamente com a arquitetura de infraestrutura em nuvem, outros trabalham com processos de desenvolvimento ágil, os chamados devops, processos escaláveis dentro da nuvem, e muitas outras vertentes como segurança de infraestrutura em nuvem, análise de custos operacionais e muitas outras subáreas”, explica.

“Estamos muito satisfeitos por estarmos na vanguarda, enquanto instituição de ensino, com uma tecnologia tão emergente. Thiago e Leandro Ribeiro mostram que estamos no caminho certo preparando os futuros profissionais para essa, que promete ser uma área muito promissora daqui para a frente”, afirma o delegado técnico do Senai Paraná.

Mercado busca por profissionais técnicos na área de TI

Segundo dados da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o Brasil forma, em média, 53 mil pessoas por ano com perfil tecnológico e, até 2025 o setor vai demandar 797 mil novos talentos.

Para fazer parte deste mercado, os profissionais podem iniciar a sua formação a partir de Cursos Técnicos nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção e Suporte em Informática, Redes de Computadores, além dos coringas Técnico em Informática e Técnico em Informática para Internet.

“O setor de TIC é o que mais tem crescido nos últimos anos e a tendência é evoluir cada vez mais. São muitas tecnologias novas todos os dias, e consequentemente, nós, profissionais, precisamos evoluir junto com o mercado”, afirma Thiago.

Profissionais com Ensino Técnico têm alta empregabilidade 

O ensino técnico é uma alternativa certeira de qualificação para quem procura trabalho, com resultados ágeis e alta taxa de empregabilidade. Uma pesquisa encomendada em 2019 pelo Sistema Fiep à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e executada pela Paraná Pesquisas, demonstrou que os egressos do Senai no Paraná têm alta empregabilidade. O levantamento mostra, por exemplo, que 62% dos egressos que responderam à pesquisa demoraram menos de seis meses para conseguir um emprego, após a conclusão do curso.  

 “O reaquecimento da economia faz crescer a demanda do mercado por profissionais capacitados. Com um portfólio estratégico de cursos técnicos, o Senai oferece ensino de qualidade alinhado com as necessidades das indústrias e da sociedade, promovendo a rápida inserção ou recolocação no mercado de trabalho”, destaca Jorge Luiz Jacon, gerente de Educação Profissional e Negócios do Sistema Fiep.

Todas as opções de Cursos Técnicos do Senai Paraná podem ser encontradas no site: senaidofuturo.com.br. Para dúvidas e matrículas, os interessados também podem entrar em contato com a secretaria da unidade Senai mais próxima ou por meio do Alô Indústria 0800 648 0088, disponível para esclarecer dúvidas tanto das indústrias quanto das pessoas interessadas.

Andressa Ferrarini Galeb/Asimp/Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.